A empresa norte-americana Bloomin’ Brands quer vender seu maior negócio fora dos Estados Unidos: o Outback no Brasil. A intenção foi anunciada nesta terça-feira (7) aos acionistas.
Nos três primeiros meses do ano, a companhia com sede na Flórida amargou prejuízo de US$ 83,8 milhões – cerca de R$ 424 milhões.
Aos acionistas, a Bloomin’ Brands informa que “está explorando e avaliando alternativas estratégicas para os negócios da companhia no Brasil que têm potencial de maximizar valor para os acionistas”.
Entre as alternativas em estudo, a companhia cita “inclusive, mas não limitado a uma possível venda das operações”. Para decidir o futuro no mercado brasileiro, a companhia contratou o Bank of America Securities como consultor financeiro.
Aos acionistas, a Bloomin’ Brands informa que planeja prosseguir “tempestivamente” com o processo, mas ainda não há um cronograma definido para a conclusão do processo.
No comunicado, a empresa destaca que não há garantia de que o processo resultará em “uma transação ou outra alternativa de qualquer tipo”.
“A empresa não pretende fazer mais comentários públicos sobre o tema, a menos que determine que a divulgação é apropriada ou necessária”.
Prejuízo global e vendas menores no Brasil
A empresa anunciou também nesta terça-feira que registrou prejuízo de US$ 83,8 milhões – cerca de R$ 424 milhões – nas operações globais no primeiro trimestre de 2024.
O número reverte o lucro de US$ 91,3 milhões – cerca de R$ 462 milhões – no acumulado em igual período do ano passado.
No Brasil, as vendas perderam o gás. De janeiro a março de 2024, as vendas na filial brasileira tiveram queda de 0,7% na comparação com igual período do ano passado.
Um ano antes, no primeiro trimestre do ano passado, as vendas no Brasil haviam crescido 14,3%.
No Brasil, a rede tem 159 lojas restaurantes Outback e também com as marcas Abbraccio e Aussie Grill. O número de filiais no Brasil representa quase metade dos 336 restaurantes da empresa fora dos EUA.
Fonte: CNN.