A Paramount fez uma oferta direta aos acionistas da Warner Bros. Discovery (WBD), à vista, alegando que trata-se de uma mais valiosa do que o acordo com a Netflix anunciado na sexta-feira (5).
A Paramount era considerada a favorita para a aquisição da Warner Bros., mas esta optou pela Netflix, julgando ser um acordo mais lucrativo. A proposta de fusão com a Netflix pegou parte do mercado de Hollywood de surpresa — incluindo o CEO da Paramount, David Ellison, que afirma que possuía a melhor oferta.
“Estamos em Wall Street, onde propostas à vista ainda são importantes”, disse Ellison à CNBC em entrevista nesta segunda-feira (8). “Estamos oferecendo aos acionistas US$ 17,6 bilhões a mais em dinheiro do que o acordo que eles têm atualmente com a Netflix. E acreditamos que, quando virem o que nossa oferta representa, é por ela que escolherão”.
A Paramount ofereceu US$ 30 por ação em um acordo à vista pela empresa inteira, enquanto a Netflix ofereceu US$ 27,75 pela Warner Bros. e HBO — destes, US$ 23,25 por ação em dinheiro.
Os cálculos são complexos, mas a Netflix acredita que a eventual divisão dos ativos de TV a cabo da WBD, incluindo a emissora CNN — que não está incluída no acordo com a Netflix — valerá vários dólares por ação. A Netflix argumenta que, em última análise e considerando o cenário como um todo, de maneira geral, o acordo valerá mais do que a oferta da Paramount.
A Paramount, diferentemente da Netflix, busca comprar a WBD por completo. A empresa destaca que a oferta é de US$ 108,4 bilhões por toda a Warner Bros. Discovery, em comparação com os US$ 82,7 bilhões da oferta da Netflix, que não inclui o valor dos canais a cabo da empresa.
Ao aceitar a oferta da Netflix na semana passada, o conselho da WBD mostra uma certa preferência por esta proposta. Há muito se argumenta há tempos que os ativos de TV a cabo valerão mais quando separados do que combinados com o estúdio de cinema e a HBO, o que desbloqueia um valor significativo para os acionistas.
Nesta segunda-feira (8), a Paramount afirmou que os acionistas da WBD deveriam decidir.
“Os acionistas da WBD merecem a oportunidade de considerar nossa oferta, que é superior, pela empresa inteira”, disse Ellison em um comunicado. “Nossa oferta pública, que tem os mesmos termos que apresentamos ao Conselho de Administração da Warner Bros. Discovery em particular, oferece um valor superior e um caminho mais seguro e rápido para a conclusão do negócio. Acreditamos que o Conselho de Administração da WBD está escolhendo uma proposta inferior”.
As ações da Warner Bros. Discovery subiram 7%, para quase US$ 28 por ação, nesta segunda-feira (8), com os investidores antecipando uma guerra de lances. A Netflix pode apresentar uma oferta ainda mais lucrativa para contra-atacar a proposta da Paramount. As ações da Paramount subiram 4% e as da Netflix caíram mais de 3%.
A WBD, em um comunicado, afirmou que analisará a oferta e informará sobre a recomendação do Conselho de Administração aos acionistas em até 10 dias úteis.
Caso opte pela oferta da Paramount, a Warner deverá pagar à Netflix uma multa rescisória de US$ 2,8 bilhões.
Paramount faz apelo aos acionistas
Além de afirmar que o acordo oferece aos acionistas da WBD um valor geral maior, Ellison também argumentou que a oferta da Paramount tem uma chance maior de aprovação regulatória. Elisson ressaltou à CNBC que a oferta da Netflix combinaria o serviço de streaming número 1 com o HBO Max, que é o número 3 — uma perspectiva potencialmente pouco atraente para as autoridades antitruste.
Ellison destacou ainda um relacionamento positivo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (que, da mesma forma, afirmou no domingo (7) que tem uma relação sólida com o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, mas demonstrou preocupação com a fusão desta com a Warner).
“Sou extremamente grato pela relação que tenho com o presidente”, disse Ellison à CNBC. “E também creio que ele acredita na concorrência. E quando você analisa o mercado a fundo, permitir que o serviço de streaming número 1 se una ao número 3 é anticompetitivo”.
A Netflix argumentou que a sua proposta passará pela análise das autoridades antitruste. A empresa pode buscar refutar as alegações da Paramount sobre o mercado, apontando para métricas diferentes: a Nielsen, que apura métricas do setor, mostra que a Netflix detém 8% do tempo total de uso da TV, um pouco abaixo dos 8,2% da Paramount. Segundo essa métrica, a Netflix ocupa o 6º lugar no ranking da Nielsen, com o YouTube em 1º e a Disney em 2º.
De acordo com Ellison, o argumento da Netflix é semelhante a dizer que a Coca-Cola poderia comprar a Pepsi, porque a Budweiser vendd muita cerveja — o YouTube está em uma categoria diferente, apontou ele.
Ellison também fez um apelo aos consumidores e à indústria. Ele disse à CNBC na segunda-feira (8) que o acordo entre a Netflix e a WBD significaria “a morte do cinema tradicional em Hollywood”.
“É ruim para o consumidor, é ruim para a comunidade criativa”, comentou. “Estamos aqui tentando salvar isso”.
Ainda conforme o posicionamento dele, a compra da Warner Bros. Discovery pela Paramount criaria um concorrente saudável que fortaleceria a indústria.

