A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) anunciou o programa “Parentas que Fazem”, direcionada para potencializar iniciativas empreendedoras de organizações ou grupos regionais formais e informais de mulheres indígenas no Amazonas.
Com apoio do Google.org, instituição filantrópica do Google, e em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-E’ta), o programa vai selecionar cinco propostas. Todas receberão incentivo de R$ 250 mil para execução em até 12 meses.
“Parentas que fazem busca ampliar oportunidades não só para as organizações formais, mas também para os coletivos e grupos informais, almejando o protagonismo das mulheres apoiando o fortalecimento dessas organizações, inclusive com a regularização das que forem contempladas e queiram se formalizar”, afirmou a supervisora da Agenda Indígena da FAS, Rosa dos Anjos.
Além das cinco primeiras organizações classificadas e aptas a receberem os recursos financeiros, outras cinco classificadas, na sequência, serão beneficiadas com formação em iniciação empreendedora. As propostas podem ser enviadas até o dia 16 de julho para o e-mail parentasquefazem@fas-amazonia.org e pelo WhatsApp (92) 98643-0844.
De acordo com a chamada, serão selecionadas organizações formais ou informais que tenham atuação no Amazonas, com reconhecimento ou autodeclaração indígena e com gestão de mulheres indígenas.
*Com informações da assessoria.