A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) listou 78 sites que devem ser evitados para compras online, especialmente no período de promoções da Black Friday. Do total, 13 ainda estão no ar.
Os nomes fazem parte da seção Evite esses Sites, feita após procedimentos internos que envolvem a pesquisa e a tentativa de contato com as empresas reclamadas. A lista é composta por empresas que já tenham reclamações contra elas e se enquadrem nas condições de não responderem às notificações ou não resolverem os problemas dos consumidores.
Quando essas situações são verificadas, o Procon-SP busca o CNPJ da empresa e faz várias tentativas de contato, por e-mail, telefone e outro canal que seja possível identificar. Só então o site passa a compor a seção.
Dicas
Segundo o Procon-AM, entre as dicas para a Black Friday está questionar se a compra é essencial. É importante planejar e avaliar se o gasto se encaixa no orçamento, evitando possíveis endividamentos futuros. Além disso, fazer uma pesquisa prévia sobre o histórico de preços do produto pode ajudar a identificar se o desconto oferecido é genuíno.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ponta que quando o assunto é promoção, cabe ao consumidor uma reflexão para não engrossar o índice de superendividamento no país.
“Tratando-se de descontos, muitas vezes compramos por compulsão. Por isso, antes da compra, é importante analisar se existe, realmente, uma vantagem na oferta ou se trata apenas de uma armadilha de desconto”, argumenta.
O diretor explica ainda que essa prática é comum no comércio e precisa de atenção do consumidor. “Por exemplo, a loja tem na vitrine ou no site a ideia de desconto, quando na verdade, o preço se mantém o mesmo, ou pior, está até mais alto”, completa.
Outro ponto importante é verificar a procedência do vendedor para evitar possíveis golpes. Em compras online, certifique-se de que o site disponibilize informações de contato como SAC, telefone, endereço e CNPJ. Capturar imagens das vitrines e fazer prints das telas dos dispositivos com os preços anunciados também é uma estratégia útil para comparar e confirmar se a redução de valores é real ou apenas uma estratégia de marketing.
Orientações
O Procon-SP orienta também que, antes de comprar, o consumidor verifique se o perfil ou o site possui reclamações. Um dos sinais de alerta é observar se a plataforma tem comentários de outros consumidores. Caso não tenha, é importante desconfiar.
Também é importante ficar atento à forma como se chega ao fornecedor. Nesse sentido, o consumidor não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta.
Para fazer o pagamento com segurança, é fundamental conferir sempre os dados da empresa em boletos e a titularidade de contas para depósito, entre outras informações.