O projeto ALI Rural, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem ajudado pequenos autônomos no desenvolvimento dos negócios.
O produtor Rural de 80 anos de idade, Manoel Cardoso, trabalha no setor bovinocultura, ao aderir o projeto, pôde ver a redução de gás de cozinha na produção de leite
Criado com intuito de ser amigo do produtor o programa, dentro de suas funções, realiza a análise, soluções além de fazer o acompanhamento dos serviços prestados em conjunto com o trabalhador, de modo que os resultados sejam positivos.
O programa já esta ativo em 23 estados do Brasil, com cerca de 453 agentes acompanhando 5,7 mil empresas do setor rural.
Manoel Cardoso nasceu no Ceará e migrou para o interior do Maranhão ainda jovem, onde mora atualmente com sua família. O produtor recebe ajuda do filho para administrar a empresa, que está localizada no Sítio Itaguaruna, com um espaço de 30 hectares, ocupada por bovinos, suínos ovinos e aves.
Segundo o produtor, o ALI Rural chegou ao sitio no mês de janeiro de 2022, através da indicação da prefeitura local. A agente Luciana Macêdo, traçou planos de melhorias
Em janeiro de 2022, o ALI Rural chegou ao sítio por meio da prefeitura local. A partir dessa data e com a ajuda da agente de inovação Luciana Macêdo, foram traçados planos de melhoria para a propriedade, visando a otimização do gerenciamento de suas atividades e propondo estratégias.
Na propriedade já haviam algumas iniciativas para redução do consumo de gás de cozinha com a implantação de um biodigestor, equipamento utilizado para o processamento de matéria orgânica, mas antes de iniciar o projeto, as construções dos equipamentos estavam paralisadas.
Durante a Jornada de Inovação Rural, a conclusão das obras foi finalizada e atualmente o biodigestor está ativo por meio de consultoria do Sebrae. Com essa implantação a propriedade passou a ter redução no consumo de gás, além da geração de efluentes que servem como fertilizante e adubo.
“O Sr. Manoel costumava comprar 2 botijões de gás por mês, então no ano ele gastava mais de 3 mil reais. Com o biodigestor ele tem custo zero na produção de gás e tem a possibilidade até de vender o gás produzido”, explica Luciana.
Com a ajuda da tecnologia na área de alimentação, o sítio alcançou um aumento em 30% na produção de leite.
“Sempre tive vontade de participar de ações do Sebrae. Com o ALI Rural tivemos a oportunidade de aplicar ferramentas gerenciais que geraram esses resultados e podemos também contratar o Sebraetec”, conta Manoel.
Leia Também: Sebrae estima ‘bater na porta’ de 22 mil empreendedores do Amazonas, em 2023
Sobre o ALI Rural
A iniciativa promovida pelo Sebrae, segue diferentes segmentos do agronegócio estabelecendo pontos positivos de inovação em cinco partes; melhoria de processos produtivos, controle gerenciais, redução de custos, novos produtos e marketing e vendas.
“Entende-se que essas cinco dimensões impactam diretamente o negócio rural e a aplicação da Jornada ALI têm proporcionado a facilitação de soluções ágeis que melhoram os indicadores de inovação e de faturamento em muitos casos”, finaliza o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Victor Ferreira.