A decisão da Rússia de proibir as exportações de diesel e gasolina corre o risco de interromper o fornecimento de combustível para alguns países antes do inverno, mas a profundidade do impacto depende de quanto tempo essa medida durar.
O país embarcou mais de um milhão de barris por dia de combustível do tipo diesel até agora este ano, tornando-se por pouco o maior exportador marítimo do mundo, de acordo com dados da Vortexa. Trata-se de uma enorme quantidade de oferta que o mercado pode perder num curto espaço de tempo, aproximadamente o suficiente para satisfazer toda a demanda da Alemanha.
A perda de oferta e qualquer subsequente aumento de preços não serão importantes apenas para os comerciantes de petróleo e caminhoneiros. O combustível do tipo diesel também é utilizado em navios e trens, bem como nos setores agrícola, industrial e de construção. Em suma, alimenta vastas áreas da economia global.
“Tudo se resume à duração [da interrupção das exportações]”, disse Eugene Lindell, chefe de análise de produtos refinados da consultoria FGE.
A Rússia diz que instituiu a proibição temporária para atenuar o aumento dos preços dos combustíveis internamente, mas absorver todos esses barris a nível interno pode ser um desafio. Alguns podem ir para o armazenamento, e a situação limite também será acelerada por muitas refinarias em obras de manutenção.
*Com informações Infomoney