A dupla brasileira superou a mudança de adversários por desistência e venceu o argentino Román Burruchaga e o italiano Andrea Pellegrino por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/4, no Rio Open. O francês Alexandre Müller desistiu de participar do torneio, assim a dupla dele com o bósnio Damir Dzumhur foi eliminada da competição e deu lugar a parceria entre o argentino e o italiano.
Com a vitória, Fonseca e Melo se classificaram para as quartas de final e irão enfrentar os vencedores do confronto entre os argentinos Máximo González e Andrés Molteni contra o colombiano Gonzalo Escobar e o mexicano Miguel Ángel Varela.

João e Marcelo começaram sacando com precisão e muito atentos na rede, enquanto os adversários tinham dificuldade para confirmar o serviço. Em duas oportunidades a dupla brasileira teve a chance de quebrar o saque dos adversários no ponto decisivo, quando o game fica empatado em 40/40, mas Burruchaga e Pellegrino conseguiram confirmar o serviço acertando o primeiro saque.
No décimo game, Marcelo Melo fez a diferença, foi Rápido na rede e firme das devoluções de saque, até que sobrou uma bola no forehand do João Fonseca. O carioca caprichou, e enfim a dupla brasileira conseguiu quebrar o saque dos adversários e fechar o primeiro set por 6/4 no ponto decisivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/o/x/66IQj1RymjWkhAcQjy1w/joao-e-marcelo.jpg)
João voltou sacando muito bem no segundo set, já Marcelo nem tanto. Ele jogou muito com o segundo serviço e pecou nos golpes de aproximação à rede. O mineiro teve seu saque quebrado, os adversários conformaram seus serviços e abriram três games a um.
Mas João seguia firme no serviço, no saque de Burruchaga os brasileiros voltaram a ter chance de quebra. Dessa vez João acertou mais um forehand potente para empatar o segundo set. Três games a três.
Os tenistas foram confirmando seus serviços até o 5/4 , quando Burruchaga vacilou no saque e entregou dois match points. Marcelo Melo aproveitou com um winner preciso e fechou o jogo por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/4.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/x/9/BB1AyLQKSCKQPQyNt0rA/55099884663-f2a7118106-k.jpg)
A desistência de Müller também impactou na chave de simples, em que foi vice campeão ano passado. Assim, um tenista que foi derrotado no qualifyng ocupou a vaga do francês na chave principal. O chamado lucky loser foi o italiano Francesco Passaro, que vai encarar o croata Dino Prižmić.

