Segundo o presidente Donald Trump, países estrangeiros e empresas internacionais estão absorvendo os custos da política tarifária dos Estados Unidos. Mas as evidências comprovam que consumidores e companhias americanas estão pagando caro pelas tarifas que a Casa Branca implementou como sua principal ferramenta política.
“Está provado que, mesmo neste estágio avançado, as tarifas não causaram inflação ou quaisquer outros problemas para a América, além de quantias massivas de dinheiro entrando nos cofres do nosso Tesouro”, publicou Trump em sua rede social, Truth Social, no início deste mês.
“Além disso, foi demonstrado que, na maior parte, os consumidores nem estão pagando essas tarifas. Os custos são principalmente de empresas e governos, muitos deles estrangeiros, que estão arcando com as contas”, completou.
Há um crescente conjunto de evidências que apontam o contrário: dados econômicos, pesquisas acadêmicas, despesas empresariais e experiências em primeira mão estão mostrando que, na verdade, são as empresas e os consumidores americanos que estão enfrentando custos cada vez mais altos devido às tarifas.
Espera-se que esse fardo se torne ainda mais pesado nos próximos meses — e, potencialmente, anos — conforme mais tarifas entram em vigor e outras se estabelecem profundamente nas cadeias de suprimentos.
Se os exportadores estrangeiros estivessem absorvendo os custos das tarifas, uma possível maneira de ver isso nos dados econômicos dos EUA seria através da redução dos preços de exportação pré-tarifa.
No entanto, dados dos últimos meses mostraram que os preços de importação (que excluem os custos de tarifas, seguros e transporte) permaneceram praticamente estáveis. Eles aumentaram 0,5% desde a eleição de novembro e 0,2% desde março.
“Um argumento que parecia plausível até recentemente era que os preços de importação haviam sido sustentados pelo estoque pré-tarifa na [última parte de 2024 e nos primeiros três meses de 2025], que viu as importações de mercadorias atingirem níveis recordes”, escreveram os economistas da Pantheon Samuel Tombs e Oliver Allen, em uma nota de 19 de agosto.
“Isso deixou os exportadores estrangeiros com muitos pedidos, fornecendo pouco incentivo para cortar preços. Mas os preços de importação permaneceram resilientes, apesar de as importações de mercadorias terem caído acentuadamente [no segundo trimestre], sugerindo que uma queda acentuada nos preços à frente é improvável.”
Uma análise mais detalhada dos dados de importação indica haver uma leve queda nos preços de importação da China; no entanto, para a grande maioria dos países, eles permaneceram praticamente estáveis, disse Olu Sonola, chefe de pesquisa econômica dos EUA na Fitch Ratings.
“O dado está nos dizendo que tudo isso é pago pelos importadores”, ele disse. “Agora é uma questão de: é o fabricante, são os varejistas ou é a pequena empresa que está pagando? Eles agora precisam descobrir: ‘Quanto disso posso absorver e quanto disso vou repassar?’”.
Até junho, os consumidores americanos haviam absorvido 22% dos custos tarifários, mas essa participação deveria subir para 67% até outubro, de acordo com uma estimativa de 10 de agosto dos economistas do Goldman Sachs.
Essa avaliação levou Trump a exigir que a gigante de investimentos demitisse seu economista-chefe.
Economistas do Goldman Sachs afirmaram que esperam que cerca de 70% dos custos diretos das tarifas eventualmente recaiam sobre o consumidor, e que o total pode chegar a 100% se incluídos os efeitos secundários dos produtores domésticos aumentarem seus preços (algo que já ocorreu e deve continuar).
Há uma extensa lista de razões pelas quais os aumentos de preços impulsionados por tarifas são um processo gradual: as empresas abasteceram seus armazéns com produtos pré-tarifados; os custos mais altos foram divididos por entidades ao longo da cadeia de suprimentos, reduzindo o impacto no varejo; e a abordagem intermitente de Trump em relação às tarifas significou que a maioria delas não entrou em vigor por meses, e muitos itens estão isentos (pelo menos por enquanto).
Ao mesmo tempo, a inflação permaneceu relativamente controlada por razões boas e nem tão boas: tendências deflacionárias contínuas em áreas-chave, marcando uma desaceleração contínua da escassez e picos de preços da era pandêmica; queda nos preços da gasolina (9,5% menor que julho do ano passado) em meio à incerteza econômica global; e também devido à demanda reprimida dos consumidores em áreas como viagens.
Ainda assim, relatórios recentes do Índice de Preços ao Consumidor revelam aumentos no custo de certas importações das quais os Estados Unidos dependem fortemente, incluindo móveis domésticos, roupas de cama, ferramentas, brinquedos e artigos esportivos.
Até 8 de agosto, os bens importados custavam 5% mais do que as tendências pré-tarifa previam e os bens produzidos domesticamente estão 3% mais altos, de acordo com pesquisa recentemente divulgada pelo professor Alberto Cavallo, da Harvard Business School, e colegas.
Cavallo, em entrevista à CNN, disse que espera que o repasse continue em incrementos constantes, mas pode ser limitado em alguns casos, dependendo da competitividade da categoria do produto e da indústria.
“Acho que pode levar mais de um ano para vermos alguns dos efeitos dessas tarifas”, disse ele. “Mas daqui a um ano, talvez dois anos, notaremos que os consumidores acabaram pagando uma quantidade significativa das tarifas, mesmo que não tenham percebido os aumentos imediatamente.”
Nova pesquisa da semana passada do Federal Reserve Bank of Atlanta mostrou que as empresas — tanto as diretamente expostas às tarifas quanto as que não são — esperam aumentar os preços este ano.
No final de 2024, as empresas pesquisadas previam aumentar seus preços em 2,5% durante o ano seguinte. Em meados de maio, essas estimativas subiram para 3,5%, segundo o Fed de Atlanta, que descobriu que havia pouca diferença nas expectativas de crescimento de preços entre empresas com ou sem exposição externa.
No entanto, a pesquisa evidenciou alguns aumentos mais acentuados esperados entre as empresas prestadoras de serviços, o que levantou questões sobre se esses aumentos de preços poderiam gerar um impulso inflacionário como o visto há três anos.
“A principal preocupação em relação ao impacto das tarifas é se experimentaremos o mesmo fenômeno que testemunhamos durante a pandemia. Ou seja, as pressões sobre os preços se espalharão além dos preços diretamente afetados pelo aumento das tarifas de importação?”, escreveram os pesquisadores do Fed de Atlanta no relatório.
Mas nos próximos meses, as expectativas são de que o repasse das tarifas seja gradual e prolongado, disse Matt Bush, economista americano da Guggenheim Investments, em entrevista à CNN.
“As empresas dizem que estão trabalhando tanto com fornecedores quanto com consumidores para ajudar a compartilhar parte do ônus dos custos”, disse Bush. “Elas indicam que estão dispostas a absorver parte do custo por enquanto. Mas acho que, conforme a percepção de que essas tarifas não vão diminuir se consolida, elas começarão a repassar mais aos consumidores.”
O maior varejista do mundo disse isso mesmo na quinta-feira: o CEO do Walmart, Doug McMillon, afirmou que os custos da empresa aumentaram toda semana devido às tarifas, mas tentará manter os preços baixos “pelo maior tempo possível.”
Pequenos aumentos ao longo do tempo podem tornar mais fácil para alguns consumidores lidarem com a situação; no entanto, para outros — especialmente aqueles com pouca ou nenhuma margem em seus orçamentos — esse processo gradual pode muito bem parecer um sangramento lento.
“Os americanos de baixa renda são tristemente hábeis em fazer malabarismos com suas despesas e tentar fazer cada centavo valer a pena”, escreveu Heather Long, economista-chefe do Navy Federal Credit Union, em um e-mail à CNN.
“Eles podem ficar sem carne ou café em uma semana para comprar sapatos para seus filhos. Na semana seguinte, podem pular o pagamento do carro para cobrir a conta de luz e uma despesa médica. É um malabarismo constante onde alocam dinheiro para sua necessidade mais urgente naquele momento.”
Os varejistas e as grandes marcas sabem que muitos americanos vivem de salário em salário, então estão usando a “sneakflation” para repassar as tarifas em pequenos incrementos, na esperança de que os consumidores não percebam ou possam absorver melhor, acrescentou Long.