A startup de mídia de Donald Trump levou os investidores a uma montanha-russa, com a empresa perdendo mais de US$ 7 bilhões em valor desde seu pico em maio até seu ponto mais baixo em setembro, e depois recuperando quase US$ 3 bilhões em menos de um mês.
Nada fundamental está impulsionando a alta, já que a Trump Media & Technology Group reportou apenas US$ 1,6 milhão em vendas nos primeiros seis meses. E dados de rastreamento de terceiros mostram que sua plataforma Truth Social não ultrapassou um milhão de usuários ativos diários no último ano.
Em vez disso, ela parece ser um proxy de apostas eleitorais, vagamente correlacionado com movimentos nos mercados de apostas. Em 23 de setembro, Trump estava três pontos atrás no PolyMarket e 11 pontos atrás no PredictIt, mas agora ele está 16 pontos à frente no PolyMarket e cinco pontos à frente no PredictIt. As ações mais do que dobraram no mesmo período.
“É uma ação meme que é exclusivamente valorizada com base na vitória de Trump, porque se ele não vencer, deve valer $0”, disse Matt Tuttle, CEO da Tuttle Capital Management em Riverside, Connecticut. “Acabei de comprar opções de venda assumindo que está mais do que na hora de uma correção.”
Tuttle tem um ponto. A Trump Media, que possui a plataforma de mídia social semelhante ao X, Truth Social, tem sido negociada mais como uma ação meme do que como uma empresa valorizada por seus fundamentos. Nos dois meses desde que relatou os resultados do segundo trimestre, os preços oscilaram entre US$ 11,75 e US$ 33,85.
Essa volatilidade foi exibida nesta terça-feira (15), quando a ação subiu até 13% antes de cair no comércio da tarde sem nenhuma notícia discernível ou mudança nas apostas nos sites de previsão presidencial. Mais de 86 milhões de ações foram negociadas, marcando o dia mais ativo desde o anúncio do acordo em outubro de 2021. A ação foi negociada a US$ 25,80 às 15h38 em Nova York.
“Se eles não têm usuários suficientes para fazer mais de US$ 1,6 milhão em marketing de anúncios, de onde isso vai vir?” perguntou Dave Peinsipp, co-presidente da prática de mercados de capitais globais da Cooley. “Isso está entre as coisas questionáveis que realmente não fazem muito sentido na avaliação.”
Múltiplo elevado
A avaliação de mercado elevada da empresa, que coloca a participação do ex-presidente em aproximadamente US$ 3,1 bilhões, é baseada em uma relação preço/vendas extrema próxima de 1.700. Em comparação, a Rumble, um site de vídeos de direita apoiado pelo companheiro de chapa de Trump, JD Vance, tem um múltiplo de cerca de 16.
Ela também está superando o desempenho das ações meme tradicionais. A GameStop, varejista de videogames que atraiu legiões de investidores individuais para apoiá-la, atingiu um pico de múltiplo preço/vendas de cerca de 4 em 2021. E o pico da AMC foi de aproximadamente 14, mostram dados compilados pela Bloomberg.
Embora as ações da Trump Media tenham saltado acima de US$ 30 de US$ 11,75 apenas três semanas atrás, elas ainda estão 55% abaixo de seu primeiro fechamento como uma empresa independente em março. Olhando para trás, em 2021, e a mania inicial quando seu acordo para abrir capital foi revelado, impulsionando as ações do SPAC a um pico intradiário de $175, ela perdeu mais de 80%.
“Haverá algum valor na ação se Donald Trump não for presidente ou haverá um grande salto para a ação se ele for?” perguntou Peinsipp. “É um estudo de caso completamente único do que tradicionalmente vemos.”
Trump manteve a promessa de não vender ações pelo menos até a última sexta-feira (11), o dia mais cedo em que tal movimento teria sido divulgado, e mantém sua participação de quase 115 milhões de ações. Enquanto isso, os ex-participantes do programa de TV de Trump, “O Aprendiz”, que co-fundaram a empresa, venderam rapidamente a vasta maioria dentro de uma semana após poderem vender.
Julgando o desempenho
Um dos desafios para os investidores é avaliar como o negócio realmente está indo. A Trump Media disse que pode nunca divulgar métricas de desempenho, como usuários médios ou receita por usuário — coisas que a maioria das outras empresas listadas publicamente fornecem regularmente.
“A Trump Media terminou o último trimestre com US$ 344 milhões em caixa e equivalentes de caixa e zero dívidas enquanto lançava uma plataforma de streaming no aplicativo em nossa rede de entrega de conteúdo personalizada”, disse um porta-voz da empresa à Bloomberg em um e-mail no final de setembro. “Com mais inovações planejadas em breve, a TMTG está otimista sobre nossa estratégia de crescimento.”
O aplicativo não conseguiu ultrapassar um milhão de usuários ativos diários nos últimos anos, menos de 1% do tráfego que o X de Elon Musk recebe, e estavam pouco abaixo de 400 mil em setembro, mostram dados compilados pela empresa de pesquisa Apptopia. Em comparação, o Pinterest relatou 522 milhões de usuários ativos mensais globais no segundo trimestre, enquanto o Snap teve mais de 850 milhões. E o X teve quase 145 milhões de usuários ativos diários em setembro, mostram dados da Apptopia.
Outra área em que o Truth Social também está ficando para trás é o engajamento dos usuários, com os usuários passando em média 4,8 minutos por dia no aplicativo em setembro, de acordo com dados da Apptopia. No Rumble, o tempo médio gasto pelos usuários por dia foi superior a 50 minutos de julho a setembro.
“Este é claramente um negócio que não pode sustentar o preço mesmo após a queda, não há nada que justifique o preço”, disse Brian Quinn, professor de direito no Boston College. “Este não é um negócio que vale US$ 6 bilhões.”