A União Europeia reconheceu que o Brasil está livre da gripe aviária. O reconhecimento do status possibilitará que o bloco volte a importar carne de frango brasileira. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O chefe da pasta se reuniu com o comissário da União Europeia, Olivér Várhelyi, nesta quinta-feira (4). O ministro da Pesca, André de Paula, também participou do encontro virtual.
De acordo com Fávaro, Várhelyi se comprometeu a fazer uma reunião com os estados-membros da União Europeia para retirar as barreiras sanitárias à importação do frango produzido no Brasil e retomar o “pre-listing”, processo de equivalência de sistemas de inspeção sanitária para as exportações brasileiras.
Além disso, o comissário da União Europeia sinalizou que vai instaurar uma auditoria para vistoriar as plantas frigoríficas de pescados brasileiros, o que pode ampliar o mercado para o bloco.
O Brasil se declarou livre de gripe aviária em 18 de junho, após o fim do prazo do vazio sanitário a partir da confirmação de um caso da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS). A notificação formal foi enviada à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).
Mais de 40 mercados anunciaram algum tipo de restrição às aves brasileiras desde a confirmação do foco no Rio Grande do Sul. Após se declarar livre de gripe aviária, alguns países voltaram a comprar frango do Brasil.