As vendas do comércio brasileiro apresentaram um crescimento de 2,4% em julho, segundo dados do IVS (Índice do Varejo Stone), divulgado nesta segunda-feira (11). Na comparação com o mesmo período do ano passado, porém, o indicador registrou queda de 1,1%.
De acordo com Guilherme Freitas, economista e cientista de dados da Stone, o avanço no mês indica uma recuperação parcial da atividade, mas ainda insuficiente para reverter a tendência de desaceleração observada ao longo do ano.
“A inflação segue dando sinais de acomodação, mas essa moderação parece estar mais relacionada à perda de fôlego da atividade econômica do que a uma melhora estrutural nos preços”, afirma.
No mês, o comércio físico registrou alta de 0,7%, enquanto o digital caiu 6,8%. Na comparação anual, a retração foi mais acentuada no segmento online, com queda de 18%, enquanto as vendas presenciais recuaram 1,1%.
Cinco dos oito segmentos analisados apresentaram crescimento em julho.
O destaque foi para o setor de material de construção, com alta de 3,8%; seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,2%); artigos farmacêuticos (1,1%); combustíveis e lubrificantes (0,8%); e tecidos, vestuário e calçados (0,7%).
Já livros, jornais, revistas e papelaria tiveram queda de 3,6%; enquanto móveis e eletrodomésticos recuaram 0,2%.