O Centro Universitário do Norte (Uninorte) conquistou a Taça Manaus de Handebol Júnior de 2023, após disputa contra o time da Nilton Lins. A equipe 3A, fez 27 a 25 em uma final emocionante no ginásio Renné Monteiro, neste mês de abril.
Leia Também: Na reta final para a Série C, Manaus treina no Ninho do Gavião e atacante comenta: “vamos em busca do objetivo”
A equipe 3A, Uninorte Rio Negro, é formada em conjunto com a Associação Atlético Amazonense e o Atlético Rio Negro Clube.
O time se classificou para a semifinal como líder de chave, vencendo todas as partidas disputadas. Na semifinal, superou a equipe HCM, Unip e Manauara por 29 a 20. A final vitoriosa sobre a Nilton Lins veio consagrar um trabalho intenso, baseado em jogo coletivo e foco na defesa.
“Iniciamos o trabalho em fevereiro, aplicando uma filosofia que preza pelo jogo de 2×2 no centro da defesa e 3×2 nas laterais da quadra. Estamos desenvolvendo o conhecimento de tomada de decisão, com exercícios de superioridade numérica. A principal estratégia foi jogar de forma coletiva, principalmente na defesa”, explicou o técnico e professor da Uninorte, Odivaldo Marques.
Iniciar o ano com a vitória, motiva os atletas para as outras competições de 2023, que não serão poucas.
“Nós temos um calendário cheio esse ano com grandes competições a nível estadual e nacional. Esse êxito logo na primeira competição do ano, que foi a Taça Manaus, traz um sentimento de confiança e a certeza de que estamos no caminho certo”, disse o central do time e aluno do curso de Direito, Alexandre Leão.
A equipe de handebol da instituição trabalha para vencer os Jogos Universitários do Amazonas (JUAs), com o objetivo de representar o estado nos Jogos Universitário Brasileiros (JUBs). No qual também fazem parte os campeonatos amazonenses juvenil, júnior e adultos, que levam a Taça Amazônica.
Bolsa Atleta
Para incentivar o esporte por meio da educação, a rede de ensino Uninorte, tem o projeto Bolsa Atleta, que concede estudos de graduação para atletas de diversas modalidades. Dos 21 integrantes da equipe de handebol, 12 são beneficiados pelo projeto.
Um desses atletas é João Victor Lima Lavor, aluno do 1º período do curso de Educação Física. “Vejo a bolsa como um incentivo para os atletas do Amazonas a não desistirem, pois é possível conciliar o estudo com os jogos, contribuindo para a nossa carreira profissional”, declarou.
O Bolsa Atleta é válido durante toda a graduação. As seletivas para o benefício ocorrem todo início de semestre.
*Com informações da Assessoria