A diretoria do Amazonas ainda não confirmou de forma oficial, mas o técnico Aderbal Lana é o novo treinador do clube para a temporada 2025. Ele começou de forma efetiva seu trabalho à frente do time nesta terça-feira (7), no comando da pré-temporada.
As atividades acontecem no estádio Larissa Silva em Presidente Figueiredo, interior do Estado, local onde a Onça-pintada deu início aos treinos visando o longo ano, quando terá pela frente as disputas do Estadual, Copa Verde, Copa do Brasil e Série B.
Aos 78 anos, Aderbal Lana é o treinador mais velho em atividade no país. Ele volta a trabalhar em um clube que disputa a Série B após 20 anos. o último foi Anapolina em 2005, quando o time goiano ainda disputava a competição.
O acerto com o maior treinador da história do futebol amazonense aconteceu no começo de novembro, 10 dias depois dele ser anunciado como treinador do Princesa do Solimões. Aderbal Lana chegou a negar o acerto com a Onça no fim de 2024.
Treinador histórico no futebol amazonense
Tricampeão do estado na última década, sendo duas vezes com o Nacional e uma com o Manaus, o treinador de 78 anos conquistou 10 taças do Campeonato Amazonense.
Com passagens por Nacional, São Raimundo, Rio Negro, Fast, Penarol, Sul América, Princesa e Manaus, essa é a primeira vez que o treinador irá comandar o Amazonas. Além dos clubes locais, ele trabalhou no Goiás, Vila Nova, Fortaleza e Al-Raed, dos Emirados Árabes.
A estreia de Aderbal Lana pela Onça-pintada será no dia 26 de janeiro, contra o Sete, no estádio Carlos Zamith, às 15h30, pela primeira rodada do Amazonense 2025.