A judoca brasileira Agatha Silva, conquistou a primeira medalha de bronze para o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Chengdu, na China, na noite de segunda-feira (31, manhã no Brasil), vencendo na categoria acima de 78kg, a cazaque Akerke Ramazanova.
Agatha passou por momentos desafiadores até chegar ao pódio. Nas oitavas de final, derrotou a japonesa campeã mundial júnior de 2022, Mao Arai, após dez minutos de luta.
Leia também: Sedel abre inscrições para curso de defesa pessoal exclusivo para mulheres
Nas quartas de final, foi derrotada pela chinesa Jia Chundi, que garantiu o ouro na competição. Mesmo com a derrota, enfrentou na repescagem a atleta Chang Ling-Fang, do Taiwan, alcançando uma vaga na disputa pelo bronze.
Após 10 anos sem participar de uma competição internacional, Agatha comemorou o feito. “Eu descobri a emoção assim que eu ganhei. É inexplicável. Foi uma oportunidade muito única, vejo como uma porta que foi aberta. Muito anos de dedicação e esforço. Estou bem feliz com o meu desempenho”, disse.
O time UBrasil tem representantes em 11 das 18 modalidades oficiais, como saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, voleibol, basquete, wushu (kungfu) e tênis.
A participação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários de Verão é viabilizada através de uma parceria com o Ministério do Esporte.
*Edição: Artur Mamede, com informações da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU)