Brisbane (Austrália) – A Alemanha, bicampeã e segunda colocada no ranking da FIFA, considerada uma presença constante no Mundial, sofreu eliminação na Copa da Austrália e Nova Zelândia.
Em uma grande surpresa durante o torneio, a principal seleção feminina da Europa não conseguiu se classificar entre as duas melhores equipes do Grupo H, empatando em 1 a 1 com a Coreia do Sul nesta quinta-feira (3), em Brisbane, Austrália.
Cho So-yung marcou o primeiro gol para as asiáticas aos seis minutos, enquanto Alexandra Popp empatou aos 42 minutos.
Ambas saíram da competição. Marrocos e Colômbia avançaram para as oitavas de final. Neste mesmo dia, as marroquinas derrotaram as sul-americanas por 1 a 0, com gol de Anissa Lahmari aos 49 minutos do primeiro tempo. Ambas as equipes ficaram com seis pontos, mas a Colômbia avançou como primeira colocada devido ao saldo de gols.
A Alemanha, campeã em 2003 e 2007, nunca havia sido eliminada na fase de grupos em todos os Mundiais. Além disso, foi vice-campeã em 1995 e semifinalista em 1991 e 2015.
Após uma estreia com goleada sobre Marrocos (6 a 1), a Alemanha mostrou nervosismo em campo diante da Coreia do Sul e cometeu falhas contra a Colômbia, o que acabou resultando na derrota por 2 a 1. Eles entraram em campo na última rodada precisando de um bom resultado.
O empate e os quatro pontos conquistados seriam suficientes para avançar caso Marrocos não vencesse a Colômbia. No entanto, nesta Copa, marcada por surpresas, as africanas surpreenderam.
A Colômbia, como primeira colocada, enfrentará a Jamaica nas oitavas de final, enquanto Marrocos enfrentará a França.
Edição: Hector Silva, com informações da Folha de São Paulo
Leia também: Brasil empata com Jamaica, é eliminado e Marta dá adeus à Copa do Mundo