BRASIL – A delegação brasileira nos Jogos de Paris totalizou 220 atletas com a confirmação da vaga olímpica da niteroiense Amanda Schott no levantamento de peso pela federação internacional (IWF, na sigla em inglês), nesta quarta-feira (15).
Amanda Schott brilha
Amanda, da categoria até 71 quilos, será a segunda representante do país na modalidade, que até o momento só conta com atletas mulheres. No mês passado, a carioca Laura Amaro (81 kg) já garantira presença nos Jogos.
Entre os resultados que contribuíram para Amanda carimbar o passaporte olímpico está a classificação da atleta entre as 10 primeiras colocadas na Copa do Mundo, na Tailândia, no mês passado.
A atleta niteroiense, de 28 anos, foi bronze no Mundial de 2021, quando ainda competia nos 87 kg. Como houve redução do número de categorias para a Olimpíada de Paris, a atleta optou por competir nos 71 kg, na qual faturou o bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2022. Em fevereiro deste ano, Amanda foi bronze no arranco durante o Pan-Americano da modalidade em Caracas (Venezuela), mas se lesionou na prova do arremesso, e perdeu a chance de participar da Copa do Mundo.
TIME BRASIL
Não faltaram medalhas e grandes resultados para o Brasil nos esportes olímpicos no fim de semana. Os principais destaques foram Isaquias Queiroz, na canoagem velocidade, e o conjunto da ginástica rítmica, com títulos importantes na Europa.
GINÁSTICA RÍTMICA
O fim de semana foi histórico para a ginástica rítmica brasileira. Com apresentações impecáveis, o conjunto do país terminou a etapa de Portimão, em Portugal, da Challenger CuP, com uma medalha de ouro e duas de prata.
O título veio neste domingo, na prova mista (três fitas e duas bolas). A equipe brasileira, formada por Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges, Deborah Medrado, Sofia Madeira e Nicole Pircio, alcançou 32.550 pontos para garantir o ouro.
Na apresentação de cinco arcos, o Brasil também teve grande desempenho e ficou com a prata. A pontuação de 35.200 perdeu apenas da Espanha. No sábado, o Brasil já havia conquistado a prata no conjunto geral, com 68.850.
No individual, Barbara Domingos ficou muito perto do pódio, terminando as provas de bola e maças na quarta posição.
CANOAGEM VELOCIDADE
Isaquias Queiroz mostrou neste fim de semana que segue entre os grandes nomes da canoagem velocidade mundial e promete brilhar em Paris 2024. Ele conquistou duas medalhas de ouro na Copa do Mundo de Szeged, na Hungria, superando alguns dos principais atletas da modalidade no mundo.
No sábado, Isaquias venceu a categoria C1 500m. Já no domingo foi a vez de subir no lugar mais alto do pódio na C1 1000m, prova que ele disputará nos Jogos Olímpicos. No mesmo dia, Gabriel Nascimento e Mateus Nunes conquistaram o bronze na C2 1000m.
HIPISMO
O cavaleiro Yuri Mansur venceu neste fim de semana um dos torneios mais tradicionais do hipismo: O GP 5* de Hamburgo, na Alemanha. Montando a égua Miss Blue-Saint Blue Farm, nascida e criada no Brasil, ele superou alguns dos principais conjuntos do mundo para garantir a medalha de ouro.
Sem nenhum erro durante as apresentações, Yuri terminou o último percurso em 42s96, confirmando a primeira posição.
JUDÔ
O Brasil encerrou sua participação do Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, com duas medalhas de prata. Elas foram conquistadas por Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg). As duas estão classificadas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
TÊNIS
Thiago Monteiro conquistou uma grande vitória neste domingo, no Masters 1000 de Roma, na Itália. Ele superou o sérvio Miomir Kecmanovic, atual número 58 do raking mundial, por 2 sets a 1 (6/2, 4/6 e 7/6).
Com o resultado, o brasileiro se classificou para as oitavas de final do torneio. O próximo adversário será o chinês Zhizen Zhang, 56 do mundo, nas oitavas de final.
Leia mais: CBF suspende rodadas do Campeonato Brasileiro