Com a conquista do título inédito da Série C do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC foi homenageado, na última quinta-feira (26), em Sessão Especial proposta pelos deputados estaduais João Luiz (Republicanos), Rozenha (PMB) e Joana Darc (União Brasil), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Na oportunidade, o legislativo entregou ao presidente da Onça-pintada, Weslley Couto, uma placa comemorativa das conquistas. Além disso, jogadores, integrantes da comissão técnica, da diretoria e representantes das torcidas organizadas do clube também receberam certificados, igualmente alusivos ao título histórico.
Couto disse que as críticas fortaleceram o clube e que a taça foi resultado de muito planejamento. “Essa é uma luta constante que vivemos no decorrer deste ano. Eu afirmava que seríamos campeões, de fato muita gente não acreditou, muita gente condenou, mas as críticas servem para nosso fortalecimento e encorajarmos a fazer as coisas certas. Temos responsabilidade com dinheiro público e privado”, diz.
A cerimônia contou com a participação de crianças do projeto de base “Guardiões do Futebol”, além de integrantes de outros projetos referentes às categorias de base do clube. A deputada Débora Menezes (PL), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, destacou a importância do esporte como um importante instrumento de inclusão social, ressaltando que o acesso trará movimentação à economia local.
“Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas e de impulsionar o progresso econômico do Amazonas. Estamos comprometidos em fortalecer e expandir as oportunidades esportivas em nosso Estado, beneficiando não apenas os atletas, mas toda a sociedade”, argumenta a deputada.
No Chile chefiando a delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, o presidente da Federação Amazonense de Futebol fez questão de participar da Sessão Especial virtualmente. Rozenha agradeceu aos responsáveis pelo título inédito e pela oportunidade de estar à frente da FAF neste momento histórico.
“No meu primeiro ano de gestão e de mandato na assembleia, temos a oportunidade de trazer para casa uma taça inédita, extremamente importante e que representa o renascimento do futebol amazonense e, acima de tudo, a autoestima que essa conquista trouxe. Nós entendemos que é possível vencer, que dá para fazer futebol aqui e, definitivamente, temos que pensar em um planejamento que envolva sonhos e siga envolvendo trabalho, para que possamos chegar adiante. Recebam o carinho do povo do Amazonas, jogadores, comissão técnica e diretoria. Vocês trouxeram para essa terra algo sem precedentes, vocês entraram para história”, declara.
O deputado João Luiz ressaltou que, por meio de um Projeto de Lei (PL), deve entregar o Título de Cidadão do Amazonas ao jogador de futebol do Amazonas FC, Luiz Ricardo Alves, o Sassá, que foi o artilheiro da Série C do Brasileirão, com 18 gols marcados.
Junto da deputada Joana Darc, ele é autor do PL nº 988/2023, que preza pela titularidade amazonense a Sassá, que também ficou marcado pelo gol que garantiu o título inédito à Onça-Pintada.
“Hoje temos o olhar do Executivo, do governador Wilson Lima, que mais repassou recursos para o futebol profissional, temos o secretário Jorge Oliveira, que entende o que é o futebol de base e profissional. Aqui na Assembleia Legislativa temos deputados como eu, que levanta a bandeira do esporte desde muito tempo, então, quando se tem essa junção de fatores e personagens o resultado é esse com o acesso do Amazonas FC para a série B do Campeonato Brasileiro”, afirma o deputado João Luiz.
Natural do Rio de Janeiro, o atacante teve a melhor temporada da carreira jogando pelo aurinegro amazonense, com 19 gols marcados. Aos 29 anos, ele acumula passagens por times como Botafogo, Náutico, Cruzeiro, Coritiba e Marítimo, de Portugal.