Dando mais um passo em direção do acesso a Série B, no sábado (7) o Amazonas FC venceu o Botafogo-PB por 2 a 0, na Arena da Amazônia na decisiva sexta e última rodada da segunda fase da Série C da competição.
Com 10 pontos na tabela do Brasileirão Série C, o Amazonas FC se iguala ao Brusque, de Santa Catarina e ao atual líder, Paysandu (PA) que ascendem para a B em 2024.
Leia também: PM monta megaoperação para jogo do Amazonas FC, que promete levar 45 mil à Arena da Amazônia
A partida
O placar da partida foi aberto aos 18 minutos do primeiro tempo, após quatro minutos de análise do VAR e mais dois até a decisão do árbitro Bruno Arleu (FIFA), que marcou pênalti para os donos da casa por uma mão na bola dentro da área amazonense.. Diego Torres cobrou a penalidade e com um bomba, no canto direito, abriu a vantagem para o Amazonas.
O relógio da lotada Arena da Amazônia marcava 22 minutos quando Rafael Tavares ampliou o placar com a assistência de Israel Bolt. Com o moral e a confiança no alto, os donos da casa resolveram administrar a partida e assim foi até o fim do primeiro tempo e durante todo o segundo.
De volta a Série B
Ascendendo de forma inédita e colocando o futebol amazonense de volta a Série B do Brasileirão, a Onça-pintada ainda pode fechar a temporada com o título, já que com o resultado da partida entre Volta Redonda e Paysandu, com 1 a 0 para o primeiro, o Amazonas passa a lidera seu grupo. A final será contra o Brusque (SC) em jogos de ida e volta, ainda sem data e horários definidos.
Público recorde
Ainda como marco histórico, a partida que garantiu a ascensão do Amazonas FC a série B, também é a segunda em público da Arena da Amazônia. A Arena recebeu 44.500 torcedores (41.850 pagantes e renda de R$ 1.630, 530,00) que assistiram a vitória da Onça-pintada.
Até então a partida de maior público da Arena era a da final da Série D de 2019, em 18 de agosto daquele ano, quando o Manaus enfrentou o Brusque. Na data, 44.896 torcedores acompanharam a vitória dos catarinenses por 6 a 5, nos pênaltis e empate de 2 a 2 no tempo normal, outra grande marca para o futebol amazonense.