Para ter um bom resultado no Brasileiro, a Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) tem feito todos os esforços junto à comissão técnica e aos atletas, que terão um total de quatro meses de preparação. O ponto alto são as fases de treinamento, uma imersão na Vila Olímpica de Manaus, onde a seleção tem feito a parte física, técnica e tática nos fins de semana e feriados prolongados.
O Campeonato Brasileiro de Seleções de Handebol da categoria Cadete Masculino acontece entre os dias 14 e 19 de agosto, em Campo Bom (RS). E a seleção amazonense, sob o comando do técnico Rosinaldo Santos, está na reta final de preparação para a competição.
Na tarde do último sábado (5), a seleção cadete encarou o time adulto do Mauazinho. Um amistoso em ritmo de jogo, com tempo de jogo e arbitragem oficial. Tudo para ficar em clima de competição. Os meninos mostraram evolução física, técnica e mental e venceram a partida por 26 a 18.
“Eu particularmente gostei, lógico que a gente vai conversar com a nossa comissão depois e avaliar mais profundamente. Eles conseguiram fazer praticamente tudo aquilo que a gente vinha treinando. A gente está numa reta final de preparação e isso é muito importante”, analisou o comandante.
Neste domingo (6), o trabalho dos meninos continua na Vila Olímpica de Manaus. Para o técnico Rosinaldo Santos, o momento é de lapidar, trabalhar os detalhes para uma boa estreia diante da seleção de Pernambuco, no dia 14. As seleções do Paraná e Mato Grosso do Sul também estão no grupo do Amazonas.
“Agora é fazer os ajustes finais, fazer o que já está funcionando funcionar mais ainda e gente adquirir confiança para fazer uma grande competição”, analisou o treinador.
A força do interior – A seleção amazonense cadete de handebol conta com atletas estudantes de times da capital e interior. O meia esquerda Gustavo Oliveira, de 16 anos, é de São Sebastião do Uatumã, município localizado a 247 quilômetros de Manaus.
“Representar o meu município na seleção amazonense é muito bom, porque eu ganho reconhecimento como atleta em São Sebastião do Uatumã e sirvo de inspiração para que os outros estudantes também possam se dedicar ao handebol”, disse o camisa 8 da seleção do Amazonas.
Histórico– O presidente da LIHAM, professor Auricélio Andrade, disse que a federação se organizou e comprou as passagens com recursos próprios para levar uma delegação recorde, com 18 atletas e mais quatro integrantes da comissão técnica.
“Nós estamos indo com uma delegação completa, um esforço muito grande da federação para a gente voltar para o cenário nacional do handebol”, explicou o dirigente, que também já garantiu o Amazonas no Brasileiro de Seleções da categoria Juvenil Masculino, que acontece no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).
Parceiros do handebol – A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) é filiada à Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e à Associação das Federações Olímpicas do Amazonas (Afoam). A entidade local recebe apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria do Desporto e Lazer. Também são parceiros da modalidade a deputada estadual Alessandra Campelo, que contribui de forma direta e com emendas, além da Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol), Dr. Guaraná (Energy Shot) e Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa).