Representante amazonense do Taekwondo, João Vitor Ferreira,19, vem fazendo história no esporte. O atleta amazonense conquistou o 3° lugar na 15ª edição do Open Championships de Taekwondo, na Costa Rica. Na competição mundial, o atleta enfrentou disputas acirradas contra atletas de países como, Estados Unidos, Chile e Porto Rico para poder colocar o Amazonas no pódio.
“Tive um bom desempenho e estou feliz com o resultado. Sou grato ao Governo do Amazonas por todo apoio recebido que proporcionou essa conquista, agora, vou voltar aos trabalhos e me preparar para os próximos objetivos”, afirmou João Vitor.
Apoio do Estado
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio de passagens áreas, o João Vitor foi único da região norte a disputar com melhores lutadores da modalidade, no mundial. “Ficamos felizes em saber que o João Vitor está levando o nome do Amazonas em competições internacionais e tem conquistado resultados. É determinação do governador Wilson Lima que incentivemos as modalidades olímpicas, pois sabemos do potencial dos nossos atletas”, comentou Jorge Oliveira, titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Intercâmbio
Em ritmo de preparação para futuras competições, o atleta retorna a São Paulo onde iniciará uma fase de treinamento específica para o Super Campeonato Brasileiro, que acontecerá dos dias 16 a 20 de agosto, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Leia mais: https://vanguardadonorte.com.br/esporte/projeto-voo-campeao-leva-atleta-amazonense-a-costa-rica/
O atleta que participa de intercâmbio em outras cidades, ressalta a importância da experiência de se qualificar na modalidade. “Vim de um treinamento em São Caetano do Sul, em São Paulo, em um dos maiores CT’s da América Latina, e isso é ótimo para meu desenvolvimento como atleta, me capacitando ainda mais para ir bem preparado para o Open”, comentou.
Sobre a competição
A 15ª edição da Open Championships de Taekwondo é organizada pela Federação Costarriquense de Taekwondo e reuniu os melhores atletas da modalidade. O evento é considerado um dos eventos mais importantes do calendário anual e visa aos atletas a oportunidade de acumularem pontuação no ranking internacional.
Ouro brasileiro
Ao todo, o Brasil conseguiu oito medalhas de ouro em categorias diversas n Open de Costa Rica de Taekwondo. Lina Bacelar foi campeã da divisão Poomsae Sub-40. Já no Kyorugui, Ícaro Miguel Martins conquistou o ouro na categoria até 87 quilos, enquanto Henrique Marques Rodrigues defendeu a sua medalha de ouro no até 80 quilos.
Edival Pontes venceu na categoria até 74 quilos, juntamente com Paulo Melo (até 58kg) e Flávio Marques (até 54kg). Entre as mulheres, chegaram ao topo de suas categorias as atletas Raiany Pereira (até 74kg) e Caroline Santos (62kg).
Medalhas de prata
Seis medalhas de prata voltaram na bagagem da delegação brasileira no Open Costa Rica de Taekwondo. Entre os atletas premiados ficaram Maicon Siqueira (acima de 87kg), Juliano Lima (até 58kg), Giovanni Aubin (até 54kg), Gabriele Siqueira (acima de 73kg), Milena Titoneli (até 63kg) e Maria Clara Pacheco (até 57kg).
Bronze para o Amazonas
Na lista do bronze, os homens levaram três medalhas. Allif Souza, na categoria até 87 quilos, Nickollas Ribeiro na categoria até 74 quilos e o amazonense João Vitor Ferreira completando o trio conquistando o bronze no até 63 quilos. Já Thaisa Silva (acima de 73kg) foi a única mulher brasileira a levar o bronze na competição.
*com informações da assessoria