Do Parque Centenário, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, o lutador Antônio “Junior Negão” Monteiro, de 27 anos, está a um passo do maior evento de luta do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC).
No mundo das artes marciais mistas há uma década, a nova revelação manauara das artes marciais, Junior Negão, fez história recentemente na disputa do lendário Centurion FC, mas não quer parar por aí. Para isso, o lutador treina na renomada Academia Nova União.
“A Nova União é uma equipe de ponta. Uma equipe de muitos campeões, não só o José Aldo, mas tem vários outros, então pra mim é muito gratificante estar nessa academia. Desde quando eu estava em Manaus, sempre acreditei que poderia chegar aqui. E hoje em dia, graças a Deus, eu estou ocupando meu espaço”, celebra o atleta.
Conselhos campeões
O renome da academia, localizada no Rio de Janeiro, vem tanto pelos comandos do Mestre Dedé Pederneiras, quanto pelo ídolo e parceiro de treino de Júnior Negão, o também amazonense José Aldo, que deixou conselhos campeões para a nova geração.
“Ele me deu os conselhos muito bons, conselhos campeões. Fez um ritual dele no meu cinturão, que vai abençoar mais ainda. Muito bom o incentivo dele, passou a bola mesmo. Gratidão por ele também que é um cara que eu respeito muito, um cara que eu sempre sonhei em estar treinando e só tenho gratidão”, conta Junior Negão.
Apesar do bom momento, a saída da cidade natal para a realidade carioca não foi fácil para Júnior. Com problemas financeiros e saudade de casa, ele fez “bicos” como segurança para manter-se e lidou com lesões, mas deu a volta por cima.
“Trabalho e treino foram minhas maiores dificuldades. Agora, não preciso provar nada para ninguém, estou pronto para isso. Antes deste Grande Prêmio eu fiquei parado por um ano e três meses, quando achei que ia dar certo, não deu, mas para mim agora não falta mais nada”, revela.
Próxima parada: UFC
No Centurion FC, que aconteceu no último dia 16, em São Paulo (SP) e foi a estreia em torneios de projeção internacional para o amazonense, ele começou com o pé direito, mesmo duas categorias acima da qual pertence e finalizou Leandro “Naja”. Em seguida, superou Fabricio Jonas e garantiu a vaga no combate contra Maurício Ruffy, em novembro, que acontece na ilha de Malta, ao sul do Mediterrâneo, sede do Centurion FC.
Pelos dois combates vitoriosos Junior Negão levou para casa o cinturão e sagou-se como finalista do GP dos meio-médios. O evento foi transmitido para mais de 100 países, mas apesar da oportunidade, o foco é no UFC.
“Eu estou almejando o UFC, então vou decidir com meu mestre se continuo no Centurion. Essa foi uma porta que se abriu para mim, mostrar do que sou capaz. Eu creio que vou entrar no UFC esse ano, posso estar entre os melhores lutadores do mundo e já provei isso”, garante o manauara.
O campeonato foi estabelecido na lendária ilha de Malta e liderou a cena de artes marciais mistas na região do Mediterrâneo e no sul da Europa, veio para fazer sua estreia no Brasil fazendo sua primeira edição no Rio de janeiro e a segunda em São Paulo no dia 16 de junho.