Ao menos sete lutadores amazonenses conquistaram medalhas no Pan Kids da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, do inglês International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), que aconteceu entre a última sexta-feira (21) e o domingo (23).
Os atletas da academia White House Jiu-Jitsu, localizada no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, voltam dos Estados Unidos com seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Ricardo Yoshito, que representa a Academia Arte do Jiu-Jitsu (AOJ) da Califórnia, garantiu também o bicampeonato da competição, na última participação dele no torneio.
“A academia White House Jiu-Jitsu comemora com orgulho essas conquistas, que são fruto do trabalho árduo dos atletas e do apoio incansável da equipe de treinadores e familiares. Cada medalha representa uma vitória não apenas do atleta, mas de toda academia e da equipe multidisciplinar que todo lutador deve ter”, celebra o mestre Ricardo Amaral.
Pietro Simioni Baseggio conquistou a medalha de ouro na categoria GREY/ Pee-Wee 3/ Medium-Heavy (87.00lb). “Com determinação e técnica, Pietro mostrou ao mundo sua habilidade no tatame, finalizando todas suas lutas com menos de um minuto”, destaca o treinador da White House.
Quem também ficou com o primeiro lugar em uma das categorias mais disputadas da competição, GREY/ Pee-Wee 3/ Middle (80.00lb), foi Davi Diogo Batista Dutra. Arthur Diogo Batista Dutra também destacou-se ao finalizar todas as lutas que disputou.
João Ricardo e Ira Lays Mota ficaram com medalhas de prata, nas categorias GREY/ Pee-Wee 3/ Light-Feather (60.00lb) e ORANGE/ Teen 2/ Middle (125.00lb) respectivamente. E para fechar os resultados da White House, Marcelo Ferreira garantiu o bronze na categoria ORANGE/ Teen 2 /Middle (125.00lb).
Ex-representante da academia manauara e atualmente em uma das principais instituições do jiu-jitsu, Ricardo Yoshito foi bicampeão na categoria GREEN/ Teen 3/ Light (125.00lb).
“Estou muito feliz de, no meu último Pan Kids, ter alcançado o bicampeonato, estar em primeiro do ranking geral da minha faixa, em primeiro do ranking em duas categorias diferentes na IBJJF e tudo ficou muito mais especial por ter conseguido acompanhar, de perto, todos da White House”, destaca o lutador.
Passada a competição, as atenções do multicampeão voltam-se para a graduação para a categoria juvenil, em 2024. “O Pan Kids foi um divisor de água na minha carreira e já estou sonhando em dar orgulho para nosso país, para o Amazonas, a White House e a Art of Jiu-Jitsu nos eventos principais, Pan Europeu, Americano, Asiático e Mundial”, completa.
Considerado o mundial da modalidade para os atletas que anda não disputam competições na categoria adulta, o torneio reúne os principais lutadores ao redor do mundo. Agora, os jovens atletas amazonenses já treinam de olho no Sul-Americano de Crianças, também da IBJJF, que acontece domingo (29) e segunda-feira (30), no Rio de Janeiro.