Já faz mais de um mês desde que Memphis Depay entrou em campo pelo Corinthians pela última vez. Foi em 1º de junho, no empate sem gols com o Vitória, pelo Brasileirão. Nem por isso o camisa 10 deixou de estar presente no noticiário e agitar os bastidores do clube.
Neste período longe dos gramados, Memphis Depay protagonizou algumas polêmicas. A última delas nesta quarta-feira, quando faltou ao treino do Corinthians sem avisar. O clube o espera nesta quinta-feira no CT Joaquim Grava para prestar esclarecimentos.
Antes disso, Memphis já vinha em atrito com o Timão. Advogados do holandês notificaram o clube duas vezes sobre uma dívida com ele — uma parte foi paga, mas ainda há cerca de R$ 4,7 milhões em aberto referentes à premiação pelo título paulista.
Enfrentando dificuldades financeiras, o Corinthians também atrasou o salário dos funcionários e jogadores em um dia e o pagamento da empresa que cuida da segurança de Memphis.
Troca de farpas com Neto
Há duas semanas, o atual camisa 10 do Timão entrou em rota de colisão com um antigo dono do número, o ex-meia Neto. Tudo começou quando Memphis lançou uma música, batizada “São Paulo Freestyle”. Em um trecho da canção, o holandês diz:
— Neto, pagando de doido, vai ver é paixão pelo “game”. Ou cada vez que menciona meu nome, suas contas estão sendo pagas.
Hoje na função de comentarista esportivo, Neto rebateu o atacante e disparou críticas a ele:
— Eu vi que o Memphis Depay fez uma música dizendo que eu sou doido e que todas às vezes que eu falo dele, continuo pagando minhas contas. Você larga a mão de ser babaca, seu otário, você é um idiota. Eu não preciso de ninguém para pagar minhas contas — disparou o ex-jogador, em seu programa na “Band”.
— Quem precisa pagar as suas contas é o Corinthians. Eu, por exemplo, ajudo a pagar o seu salário de seis milhões. Por quê? Porque eu sou fiel torcedor, eu sou sócio há 20 anos, eu tenho cadeira e eu dou dinheiro para o Corinthians. Eu pago. E tudo o que o Corinthians usa da minha imagem, eu não cobro nada. Mas eu não preciso ganhar dinheiro falando de você, seu babaca! — complementou.
A treta terminou com Memphis e Neto publicando fotos uns dos outros com nariz de palhaço no Instagram.
Mais polêmica
Na última terça, o astro holandês respondeu publicamente uma mensagem crítica enviada por um seguidor dele no Instagram. Instantes depois, porém, apagou a publicação.
Na mensagem privada, Pedro Macedo Cesar questiona Memphis sobre os altos salários recebidos por ele no Corinthians:
— Você deveria ter vergonha por pegar tantos dólares do seu clube e deixar as meninas da base sem salário. A coisa mais humana que você poderia fazer é doar a sua fortuna para elas. Meninas que realmente estão famintas.
Memphis rebateu a mensagem da seguinte forma:
— Você já foi à África, Pedrinho? Você não sabe como a fome se parece. Grande abraço, craque.

E agora?
Os acontecimentos recentes, em especial a falta no último treino, deixam o futuro de Memphis Depay em xeque no Corinthians. O camisa 10 tem contrato até o meio do próximo ano, e a diretoria alvinegra não pensava em perdê-lo neste momento.
A multa de Memphis Depay é baixa para os padrões do futebol. Caso queira deixar o Timão, o jogador precisa pagar 5 milhões de euros, o equivalente a R$ 32,7 milhões.
Sem jogar há um mês, o Corinthians volta a campo no domingo, contra o Bragantino, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.