O amazonense Ivan da Silva Guimarães Júnior, de 32 anos, foi escalado para atuar como quarto árbitro na partida entre Coritiba e Corinthians, válida pela 38ª e última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo acontece na próxima quarta-feira (6), às 20h30 (pelo horário de Manaus).
Integrante do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ivan Júnior fará sua estreia na primeira divisão nacional. Em 2023, atuou em partidas da Copa Verde, Copa do Brasil e das Séries B, C e D do Brasileirão.
Entre todas as competições organizadas pela CBF, o árbitro esteve presente em 18 partidas ao longo da atual temporada. No futebol estadual, o amazonense apitou partidas de praticamente todas as competições, tanto profissionais quanto de base. Motivado para representar o estado da melhor maneira possível, o árbitro comenta sobre a oportunidade recebida e projeta novas conquistas para a carreira.
“Se estamos lá, é simplesmente pelo nosso trabalho que tem sido feito com muito êxito, em todas as vezes que saímos para representar o estado. Nos dedicamos muito, treinamos o ano todo, vemos vídeos, participamos de treinamentos coletivos, assistimos jogos, para sempre desempenhar a função em alto nível, seja atuando no apito arbitrando ou de quarto árbitro, como vou desempenhar nesse jogo”, afirma.
O arbitro não esconde a alegria de chegar à primeira divisão do futebol brasileiro e admite que está realizando um sonho. “Estou transbordando de felicidade. Desde que entrei na arbitragem, meu objetivo sempre foi chegar à Série A e, com a graça de Deus, estou conseguindo realizar meu sonho. Hoje como quarto árbitro, mas eu tenho certeza que posteriormente, num futuro bem próximo, estarei apitando uma Série A de Campeonato Brasileiro”, declara o amazonense.
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, parabenizou Ivan Júnior pela conquista e destacou o desenvolvimento de toda a arbitragem do Amazonas, que ainda em 2023 contou com a estreia de Anne Kesy Gomes também na Série A do Brasileirão, que foi ábitra assistente na 23ª rodada.
“Esse é mais um exemplo do quanto o futebol amazonense, como um todo tem mudado de patamar. O Ivan é um profissional competentíssimo, que cresceu, evoluiu e agora a comissão de arbitragem da CBF proporciona essa oportunidade mais que merecida dele fazer sua estreia no principal campeonato do país”, afirma o representante da FAF.
*Com informações da assessoria