Atual campeã estadual, Norte-Brasileiro, Copa América e Mundial de Jiu-Jitsu, a amazonense Joyse Barbosa, de 25 anos, deixou sua marca no Campeonato Europeu da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro), ao conquistar a medalha de bronze no mais prestigiado torneio de Jiu-Jitsu Brasileiro realizado pela IBJJF na Europa, no fim de janeiro.
O pódio nesse campeonato, considerado uma das competições mais importantes na preparação para o Campeonato Mundial da IBJJF, reuniu atletas de diversos países em Lisboa, Portugal, entre os dias 17 e 25 de janeiro. A conquista consagrou a temporada de Joyse, que, em 2024, já acumula dez medalhas de ouro e um bronze — além da vitória no Campeonato Mundial da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), em novembro de 2023.
Para se ter uma ideia do seu desempenho, em apenas uma das últimas 14 competições das quais participou, Joyse não subiu ao pódio. Nas demais, foram 11 títulos, incluindo o da Copa América de Jiu-Jitsu Esportivo, em julho de 2024.
“O Campeonato Europeu da IBJJF é uma das competições mais prestigiadas do mundo, reunindo os melhores atletas do cenário internacional. Conquistar um lugar no pódio, depois de um ano incrível, com dez ouros e um bronze em competições regionais em 2024, além da vitória no Campeonato Mundial da CBJJE, no final de 2023, onde finalizei todas as minhas adversárias, é a confirmação de que toda essa luta vale a pena”, declarou a jovem e promissora lutadora.
Natural de Maués, no interior do Amazonas, Joyse é atleta do Projeto Missional Firmados na Rocha, apoiado pela Atem Distribuidora. Desde 2014, o projeto atende dezenas de crianças e jovens, oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu, além de suporte educacional, social e espiritual, no bairro de Educandos, Zona Sul de Manaus. Foi nesse ambiente que ela começou a treinar jiu-jitsu, em 2018, aos 18 anos, encontrando apoio e estrutura para se tornar uma atleta de alto rendimento e representar o Amazonas mundo afora.
“Minha trajetória sempre foi marcada por lutas — dentro e fora dos tatames. Como mulher vinda do interior do Amazonas, da cidade de Maués, cada conquista no jiu-jitsu representa muito mais do que um título, representa a superação de desafios que vão além do esporte. Por trás dessas vitórias, há um propósito maior. O Projeto Missional Firmados na Rocha não apenas me deu um caminho no esporte, mas transformou minha vida. Mais do que formar atletas, ele forma cidadãos que acreditam no próprio potencial, independentemente de onde vieram”, disse Joyse.
A atleta destacou a importância dos patrocinadores para os competidores de alto rendimento, cuja preparação e participação nos grandes eventos mundiais exigem altos investimentos.
“Nada disso seria possível sem o apoio de patrocinadores como a Atem, que acreditam no poder do esporte para mudar vidas. O alto rendimento exige investimento em treinos, viagens, alimentação e estrutura adequada. O suporte certo faz toda a diferença para que os atletas possam chegar cada vez mais longe”, ressaltou.
Para o CEO do Grupo Atem, Fernando Aguiar, contribuir para que atletas amazonenses ocupem lugares de destaque no esporte, independentemente da modalidade, é motivo de orgulho.
“Ver um atleta nosso brilhando, levando a bandeira do Amazonas mundo afora e saber que fazemos parte dessa caminhada é uma satisfação enorme para o Grupo Atem, que também carrega esse orgulho de ser amazonense. Apoiar o esporte local é, também, apostar em nosso povo”, afirmou.
Sobre a Atem
O Grupo Atem, com 30 anos de fundação, é composto por diversas empresas nos setores de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outros. A companhia está presente em 13 estados do Brasil. A Atem Distribuidora atende cerca de 400 postos bandeirados, possui 17 bases de distribuição e milhares de clientes ativos, além de contar com uma capacidade de movimentação de 9 bilhões de litros de combustíveis por ano.