Manaus (AM) – Os alunos de escolas estaduais se preparam para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Badminton. São seis atletas da Escola Estadual Prof. Francisco das Chagas Souza Albuquerque, Centro, Zona Centro-Sul, que competirão em Toledo (Paraná) que ocorrerá entre os dias 8 e 12 de março.
O badminton é como um jogo de tênis onde, em cada lado da quadra, cada jogador segura uma raquete. Porém, no lugar de uma bola, é preciso acertar uma peteca.
Os alunos se prepararam através do projeto “Badminton Escolar” que, desde 2015, forma atletas na escola Francisco das Chagas.
“Começamos como um projeto local e hoje temos mais de 100 alunos das escolas Barão do Rio Branco e Brasileiro Pedro Silvestre (Estadual), promovendo integração social”, comentou Moisés Fabiano, professor de Educação Física na instituição.
Etapa internacional
O circuito em Toledo também marca as etapas qualificatórias para o Campeonato Sul-Americano de Badminton, previsto para dezembro. O Chile e o Brasil disputam a vaga de país-sede.
O Amazonas pode ser representado na seleção brasileira por Emily Benevides, de 12 anos, que participa há quatro anos das competições no esporte.
A atleta já acumula mais de 40 medalhas em competições e integrou a equipe brasileira na última edição do Sul-Americano em Lima (Peru). Emily conquistou duas medalhas, sendo uma de prata, na categoria por equipes; e uma de bronze, na mista.
“Todas as nossas escolas possuem projetos que estimulam a atividade física. A gente quer que o aluno se desenvolva de maneira integral e entendemos que o esporte ensina muito, é fundamental”, ressaltou o assessor de Educação Física, Everton Cruz, ao destacar o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), para fortalecer o esporte nas escolas.