Durante a coletiva de apresentação dos novos diretores do Corinthians, realizada nesta sexta-feira (16), na Neo Química Arena, o presidente do clube, Augusto Melo, se pronunciou sobre a tentativa de impeachment que enfrenta.
A votação está marcada para o próximo dia 26 de maio, em reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians.
“Não me preocupo com isso no momento, me preocupo com o Corinthians e com o que a gente vem fazendo desde o dia que a gente sentou naquela cadeira, desde o dia que a gente tomou posse”, começou Augusto Melo.
“Falam desde o primeiro dia que eu ia cair em três meses, em um ano… Falam que eu nunca ia governar em paz e é o que está acontecendo. Estamos aqui lutando e tirando o Corinthians de uma situação difícil. O Corinthians é protagonista de novo, o corinthiano está sorrindo com conquistas dentro de campo e na parte financeira também”, continuou.
Augusto ainda destacou que, caso o processo de impeachment seja aprovado, o planejamento da atual gestão será interrompido — o que, segundo ele, representaria um retrocesso para o clube.
“Se eles querem quebrar um projeto gigantesco que está dando certo — vai dar muito certo —, a responsabilidade é deles. Vão encerrar com o planejamento, coisa que o Corinthians nunca teve. O Corinthians nunca teve isso que nós estamos fazendo agora. Estamos tendo a coragem de trazer o Corinthians à de volta do protagonismo. Estamos tendo a coragem de diversificar e de trazer dinheiro novo, que é coisa que muito tempo o Corinthians não via”, desabafou.
Impeachment de Augusto Melo
No dia 20 de janeiro, o Conselho do Corinthians se reuniu no Parque São Jorge para votar o impeachment de Augusto Melo. Após mais de quatro horas, a reunião foi suspensa depois do processo de admissibilidade do rito passar por 126 a 114.
Processos da reunião
A reunião será retomada com a palavra do presidente da Comissão de Ética do Corinthians, que falará por até 30 minutos. Logo depois, Augusto Melo terá a palavra, também por 30 minutos.
Após as partes falarem, os conselheiros vão votar a destituição ou não do presidente do Corinthians. A apuração e a proclamação do resultado também acontecerá no dia 26.
Pedidos de Impeachment
Augusto Melo responde por quatro processos de impeachment.
O primeiro foi em relação a VaideBet, que será retomado como citado na materia. O segundo é relacionado à falta de informações sobre pendências financeiras do Timão.
No dia 5 de maio, Paulo Roberto Bastos, conselheiro, pediu o terceiro por conta da reprovação das contas do primeiro ano da atual gestão.
O quarto foi o pedido feito pela Comissão de Justiça do Corinthians, em 6 de maio, que apontou diversas irregularidades e considerou a gestão de Augusto Melo “temerária”.
Novos diretores do Corinthians
Alexandre Germano será o responsável pelo departamento financeiro. Já Wanderson Salles foi nomeado como diretor de marketing. Ele ocupava o cargo de diretor adjunto da pasta.
Ricardo Jorge foi nomeado como diretor administrativo e já atuava no Parque São Jorge antes de ser apresentado.