As semifinais do primeiro turno do Campeonato Amazonense, o Barezão 2024, começam nesta sexta-feira (16). Na Arena da Amazônia, zona centro-sul da capital, Amazonas e Nacional disputam uma vaga na final às 20h.
O confronto coloca frente a frente o atual campeão e o maior vencedor do Estadual. Depois de inícios sem vitória na competição, as equipes chegam à semifinal após venceram as eliminatórias anteriores. Enquanto o Amazonas goleou o Operário por 4 a 0, o Nacional superou o Manaus por 1 a 0, nas quartas-de-final.
A final também vai ser definida a partir do jogo entre Parintins e São Raimundo. O Tourão recebe o Tufão no sábado (17), no estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus).
O Amazonas
Dona do melhor ataque da competição, com 12 gols marcados, a Onça-Pintada tem um aproveitamento de 61,1% no Barezão até aqui, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Nos seis jogos que disputou, a equipe aurinegra sofreu quatro gols.
Além disso, os três resultados positivos do Amazonas foram conquistados nos últimos três compromissos da equipe comandada por Luizinho Vieira. Para o confronto, o treinador ganha os “reforços” dos então lesionados Jorge Jiménez, Mantuan e Eduardo Teixeira. Cauan Barros e Pedro Bahia, recém-chegados, estão regularizados e podem estrear.
O Nacional
Por sua vez, o Leão da Vila Municipal chega ao confronto ainda invicto na competição, com duas vitórias, quatro empates e 55,5% de aproveitamento. Nas seis partidas até aqui, os comandados de Marcelo Vilar marcaram seis gols e sofreram quatro.
Assim como o adversário desta sexta, o Nacional também conquistou suas duas vitórias no Barezão em suas últimas duas partidas. E se Luizinho Vieira tem reforços, Marcelo Vilar tem desfalques para o confronto. O principal deles é o atacante Ceará, que se recupera de lesão, mas também está emprestado pelo Amazonas e não jogaria a partida.
Retrospecto
Ao longo de suas diferentes histórias, Amazonas e Nacional se enfrentaram seis vezes. A Onça-Pintada acumula duas vitórias e o Leão saiu vencedor uma vez. Em outras três oportunidades, o duelo acabou empatado.
No último confronto, em 2023, as equipes também duelaram por uma vaga na final do Barezão. Em eliminatória com jogos de ida e volta, a equipe aurinegra levou a melhor, ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e ficar no 0 a 0 no jogo decisivo.