O clássico “Rio-Nal” e o confronto entre Parintins e Manaus abriram a 5ª rodada do Campeonato Amazonense, o Barezão 2024, na última terça-feira (6). Lucas Sibito marcou para o Tourão e Ceará fez para o Nacional, para confirmarem ambos os placares em 1 a 0.
Já classificados, Manaus e RPE Parintins protagonizaram primeiro tempo bem morno, sem oportunidades claras para nenhum dos lados. O Manaus foi a campo com o que tinha de melhor, enquanto o Parintins foi escalado com um time alternativo. Quando tudo caminhava para um empate sem gols, o Parintins foi certeiro na primeira jogada coletiva e chute perigoso na direção do gol.
O lateral Gabriel Henrique fez jogada individual por dentro, passou por dois marcadores e na tentativa de corte da defesa esmeraldina, a bola acabou sobrando para Léo Itaperuna invadir a área e bater rasteiro, o goleiro Waldson espalmou, mas Lucas Sibito aproveitou o rebote e estufou as redes para abrir o placar para o Tourão aos 41 minutos.
Clássico Rio-Nal
No clássico entre Rio Negro e Nacional, a expectativa era de um jogo aberto, com as equipes em busca da primeira vitória na competição. O Nacional teve mais posse de bola e, de tanto insistir, aos 48 do primeiro tempo a equipe azulina finalmente abriu o placar.
Igor Pupinksi recebeu lançamento pela direita e cruzou para Ceará, que na segunda trave, completou de cabeça para o fundo do gol. Sem reação, o Galo da Praça da Saudade só ofereceu perigo no fim da etapa complementar, mas sem eficácia.
Classificação
Com 11 pontos e a liderança assegurada no grupo B, o Parintins será o mandante e terá a vantagem de avançar com um empate no duelo pelas quartas-de-final, que será contra o 4º colocado do grupo A. Confirmado no período noturno, o confronto acontece no próximo sábado (10), no estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital).
Também classificado para o mata-mata, o Manaus segue na ponta do grupo A. Como não pode ser ultrapassado por mais de um time, o Gavião fechará a primeira fase, no mínimo, na vice-liderança do grupo, com as mesmas vantagens do Parintins no confronto de quartas de final.
Com a primeira vitória no Estadual, o Nacional chegou aos sete pontos e agora, seca os rivais para fechar a fase de grupos na vice-liderança do grupo B. Classicado, o Leão agora aguarda a definição do seu adversário nas quartas-de-final deste 1º turno. Já o Rio Negro, está eliminado com dois pontos na lanterna do grupo A e terá que aguardar o início do 2º turno, em março.
5ª rodada
Nesta quarta-feira (7), outros três duelos completam a 5ª rodada do Campeonato Amazonense. Às 15h30, São Raimundo e Amazonas jogam no estádio Ismael Benigno, a Colina, enquanto Manauara e Alvorada duelam no Carlos Zamith.
Princesa do Solimões e Operário, por sua vez, entram em campo às 19h30, no estádio Gilberto Mestinho, o “Gilbertão”, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).