Foi uma partida difícil, mas BIA Haddad Maia estreou com vitória no US Open, na segunda-feira (28), em Nova York. No duelo de três sets, de quase três horas de duração, a tenista número 1 do Brasil e 19 do mundo venceu a americana Sloane Stephens, campeã de 2017 e ex-número três do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4.
Assim, Bia iguala sua melhor campanha no US Open do ano passado. Na ocasião, ela perdeu para a canadense Bianca Andreescu.
Leia também: Indicação da CBF coloca Manaus como possível sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
Domínio
A atuação de Bia, 27, na patida foi considerada consistnte o que garantiu o domínio sobre a experiente adversária de 30 anos, com quem já duelou no Grand Slam de 2017, embate que teve vitória de Bia Haddad.
Essa é a terceira vez que Bia participa da chave principal do Grand Slam americano. A brasileira esteve firme e forte nos saques, backhands, forehands e rápidas devoluções do fundo da quadra. A primeira parcial não teve nenhum serviço de Bia quebrado por Sloane. Segundo set O segundo set também foi de domínio para Bia.
Ainda assim, Sloane conseguiu duas quebras de saque, garantindo o empate, quando Bia vencia por 4 a 2. Terceiro set O terceiro set iniciou com saque de Sloane quebrado por Bia. Sloane reage e empata, mas logo Bia volta a quebrar o serviço da americana, abrindo 3 a 1 na parcial.
O restante da partida foi de altos e baixos, mas o final deu vitória à brasileira.
Segunda rodada
Na segunda rodada, a tenista paulista enfrentará a também americana Taylor Townsend, que avançou nesta segunda ao vencer a russa Varvara Gracheva por 6/4 e 6/2. Bia e Taylor já se enfrentaram em 2019, no qualifyng de Miami, com vitória para Taylor.
Premiação na estreia
Além da classificação para a segunda rodada do Grand Slam, a vitória sobre Sloane Stephens garantiu à Bia um prêmio de 123 mil dólares (cerca de R$ 600 mil na cotação atual). O triunfo de estreia também soma 60 pontos no ranking, fazendo com que Bia chegue a 2220.
Com essa pontuação a tenista brasileira pode subir até duas posições no no ranking mundial e pode fazer com que ela suba até duas posições no ranking da Women’s Tennis Association (WTA, ou Associação do Tennis Feminino, em tradução livre), dependendo dos demais resultados da primeira rodada.