Gabriel Bortoleto alcançou marcos importantes com seu desempenho no GP da Hungria neste domingo. Aos 20 anos e nove meses de idade, o piloto da Sauber se tornou o brasileiro mais jovem a terminar uma corrida da F1 na sexta colocação e, de quebra, quebrou um jejum de oito anos sem que um representante do país atingisse essa posição na categoria.
Nesta temporada, Gabriel Bortoleto já havia feito história ao se tornar o piloto brasileiro mais jovem a pontuar na F1, com o nono lugar no GP da Áustria, em junho. Na ocasião, superou a marca de Felipe Massa, que havia terminado em sexto no GP da Malásia de 2002, com 20 anos e dez meses de idade.
Agora, com o resultado em Hungaroring, Bortoleto ultrapassou Massa em mais uma estatística histórica: ele passa a ser o brasileiro mais jovem a alcançar um top-6 na categoria — com cerca de um mês de diferença entre os dois.
Leia mais: Rafael Câmara vence na Hungria e conquista o título da Fórmula 3
Leia mais: F1: Lando Norris vence e comanda dobradinha da McLaren no GP da Hungria
Aliás, a última vez que um piloto brasileiro havia terminado uma corrida da F1 na sexta colocação foi justamente com Felipe Massa, no GP do Bahrein de 2017. Com o resultado deste domingo, Gabriel Bortoleto pôs fim a um período de oito anos sem representantes do país no top-6 da categoria.
Entre outros feitos importantes, esta foi a terceira vez que Bortoleto pontuou nesta temporada, em que faz sua estreia na F1. O calouro vem de dois resultados seguidos na zona de pontuação — Bélgica e Hungria — algo que um brasileiro não conseguia desde Felipe Massa, em 2017, nas etapas finais em Interlagos e Abu Dhabi.
Bortoleto já soma 14 pontos e ocupa a 17ª posição na classificação geral desta temporada. Considerando a lista histórica de todos os brasileiros que já pontuaram na categoria, ele aparece na 11ª colocação. O ranking é liderado por Felipe Massa, com 1.167 pontos.
Confira a lista completa de brasileiros que pontuaram na F1, abaixo:
- Felipe Massa — 1167 pontos.
- Rubens Barrichello — 658 pontos.
- Ayrton Senna — 614 pontos.
- Nelson Piquet — 485,5 pontos.
- Emerson Fittipaldi — 281 pontos.
- José Carlos Pace — 58 pontos.
- Bruno Senna — 33 pontos.
- Felipe Nasr — 29 pontos.
- Nelson Piquet Jr. — 19 pontos.
- Roberto Moreno — 15 pontos.
- Gabriel Bortoleto — 14 pontos.
- Cristiano da Matta — 13 pontos.
- Christian Fittipaldi — 12 pontos.
- Maurício Gugelmin — 10 pontos.
- Pedro Paulo Diniz — 10 pontos.
- Antonio Pizzonia — 8 pontos.
- Wilson Fittipaldi — 3 pontos.
- Ricardo Zonta — 3 pontos.
- Chico Serra — 1,5 pontos.
- Chico Landi — 1 ponto.