O Brasil lutou até o fim, mas viu escapar novamente a chance do título inédito no Mundial Feminino de Vôlei. Neste sábado, 6, em Bangkok, a seleção foi superada pela Itália por 3 sets a 2, em uma semifinal emocionante e marcada pelo equilíbrio. As parciais foram de 25/22, 22/25, 30/28, 22/25 e 13/15.
As brasileiras começaram em grande estilo, vencendo o primeiro set e mostrando força no ataque, lideradas por Gabi Guimarães e Rosamaria. No entanto, a entrada da oposta Ekaterina Antropova mudou o jogo para as italianas. Com 2,02m, a atacante foi decisiva no bloqueio e no saque, terminando como destaque da partida ao lado da capitã Paola Egonu, que definiu o match point no tie-break.
Apesar da boa atuação coletiva e da entrega em quadra, o Brasil sofreu com erros em momentos decisivos, especialmente na recepção. Julia Kudiess brilhou nos bloqueios e Gabi foi novamente o grande nome da equipe, mas a Itália mostrou maior consistência na reta final.
A seleção italiana, campeã mundial em 2002 e invicta há 35 partidas, buscará o bicampeonato neste domingo, às 9h30, contra a Turquia, que derrotou o Japão por 3 sets a 1. Será a primeira final de Mundial para as turcas. Já Brasil e Japão disputam a medalha de bronze a partir das 5h30.