Feira de Santana (Bahia) – No domingo (13), após o treino na Arena Cajueiro, na Bahia, os jogadores do Nacional FC participaram de uma atitude insensível. Eles encenaram uma situação de mau gosto no mesmo campo onde, quatro dias antes, ocorreu o falecimento do atacante Deon, do Bahia de Feira, adversário do time amazonense nas oitavas de final da Série D do Brasileirão. A atitude gerou revolta de torcedores que se manifestaram em redes sociais.
Leia mais: Nacional e Bahia de Feira se enfrentam na segunda-feira (14) pelas oitavas de final da Série D
O atacante Deon, de 36 anos, faleceu na quarta-feira (09) devido a um infarto durante um treinamento do Bahia. O confronto entre o Bahia de Feira e o Nacional estava inicialmente agendado para o sábado (12), mas foi adiado para esta segunda-feira (14), às 18h (Horário de Manaus).
A reação na internet foi de fortes críticas ao Nacional, e os torcedores do Bahia de Feira estão exigindo medidas disciplinares rigorosas. Em comunicado, o Nacional FC afirmou que “não teve a intenção de associar-se à recente morte do jogador”. Além disso, o clube reconheceu que “a publicação foi inadequada, embora não tenha sido intencional”. O clube removeu as imagens das redes sociais.
Repúdio
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) repudiou, por meio de nota, na noite do domingo, a publicação do Nacional nas redes sociais. “Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol” diz a nota
Nacional FC tinha emitido nota de pesar no dia da morte
Em suma o Nacional FC divulgou no dia do falecimento de Deon uma nota de pesar lamentando a morte do atacante atacante na quarta-feira (9).
Além de divulgar a nota de pesar, o diretor de futebol do Nacional, Fernando Gaúcho, ligou para o presidente do Bahia de Feira, apresentou suas condolências e comunicou que o Nacional estava disposto a adiar o jogo de ida das oitavas, caso necessário. Entretanto, conforme relatou Gaúcho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu manter a partida.
Leia também: Neymar fecha com Al Hilal por R$ 861 milhões em dois anos