Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, respondeu nesta quarta (3) sobre a ausência de um “camisa 10″ ou “meia clássico” entre as opções convocadas para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.
Na visão de Ancelotti, o “futebol moderno perdeu esse jogador”, mas o italiano entende que há atletas aptos para atuarem na faixa central, citando Raphinha, Vini Jr, Estevão e Martinelli.
“O futebol moderno perdeu um pouco esse jogador. O jogador que joga por dentro, o futebol moderno tem atuado com mais extremos, rápidos. O Estevão é um desses jogadores, um extremo de muita qualidade. Pode jogar por dentro como estão fazendo todos extremos. Raphinha e Vini são extremos e jogam muito bem por dentro. Martinelli também. É o que pede o futebol moderno”, afirmou o treinador da Seleção Brasileira.
Para a Data Fifa de setembro, Andrey Santos, Bruno Guimarães, Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá foram convocados como meio-campistas.
Contra o Chile, no Maracanã, Carlo Ancelotti deve escalar Bruno Guimarães e Casemiro como titulares, com quatro atacantes na frente: Estevão, Raphinha, Martinelli e João Pedro.
Carlo Ancelotti convocou pela primeira vez Lucas Paquetá, inocentado de acusação em envolvimento em apostas. O treinador falou sobre as características do meia do West Ham-ING.
“Paquetá é um meio-campista com características diferentes de Casemiro e Bruno (Guimarães). É um meio-campista que, por essas características, está muito bem no grupo, pois pode jogar como ponta, às vezes como três meio-campistas. Pode atuar em diferentes posições no campo”, afirmou Ancelotti, afirmando que o sistema pode variar de jogo a jogo.
“Quero dizer também que o sistema de amanhã é um sistema para amanhã. Depois, a equipe pode jogar em um sistema diferente. Depende do tipo de jogo que queremos fazer na partida. Amanhã, a ideia é que tenhamos a mesma ideia do jogo contra o Paraguai. Contra a Bolívia, pode mudar o sistema”, concluiu.
Seleção Brasileira nas Eliminatórias
Já classificada para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira ocupa a terceira posição das Eliminatórias, com 25 pontos, mesma pontuação do Equador, vice-líder, que leva a melhor no saldo de gols (8 a 5). A Argentina já se classificou como líder, com 35.
A partida contra o Chile, no Maracanã, será última da Seleção no Brasil antes do Mundial nos Estados Unidos.
O Brasil encerra a participação nas Eliminatórias contra a Bolívia, oitava colocada, na próxima terça (9), às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Municipal El Alto, em El Alto.
No mês de outubro, a Seleção Brasileira fará dois amistosos: o time de Ancelotti enfrentará a Coreia do Sul e o Japão, nos dias 10 e 14, e Seul e Tóquio, respectivamente.