A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se manifestou na manhã desta sexta-feira (11) sobre os incidentes violentos na partida entre Colo-Colo x Fortaleza, nesta quinta-feira (10), em Santiago, pela Copa Libertadores.
A confederação informa que pediu à Conmebol para que a entidade declare o Fortaleza vencedor do confronto, “de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol”.
“A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então”, disse a CBF em nota.
O duelo entre Colo-Colo e Fortaleza estava 0 a 0 quando foi interrompido aos 24 minutos do segundo tempo, após torcedores invadirem o gramado do Estádio Monumental David Arellano.
A confusão já havia sido iniciada do lado de fora do estádio. Uma jovem de 18 anos e outra, cuja idade ainda não foi confirmada, morreram em um incidente que envolveu torcedores e policiais.
Em comunicado oficial enviado ao Fortaleza, a Confederação Sul-Americana de Futebol afirmou que não havia condições mínimas de segurança garantidas pelo clube chileno e pelas autoridades locais para dar continuidade ao jogo.
Segurança comprometida levou ao cancelamento
O texto afirma que todos os protocolos previstos no Manual do Clube foram seguidos, e que agora o caso será tratado pelas instâncias judiciais internas da confederação.
Nota na íntegra
“Caros senhores, informamos que, em virtude da ausência de garantias de seguranças por parte do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuação da partida entre Colo-Colo (CHI) e Fortaleza (BRA) pela Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2025, a referida partida está cancelada. Considerando que todos os processos estabelecidos no Manual do Clube foram seguidos, o caso será remetido aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL, para futuras determinações. Todas as informações sobre os eventos que ocorreram dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”
Se o Colo-Colo for responsabilizado pelos incidentes, o Fortaleza pode ser declarado vencedor do jogo.