O primeiro torneio internacional que integra o calendário da Aces Europa para Manaus, oficialmente “Cidade Sul-Americana do Desporto”, vai ser a 7ª etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. A competição, válida pelo calendário 2023/2024, acontece de 5 a 7 de abril no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital.
A confirmação veio do diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira, durante a cerimônia que oficializou o título à capital amazonense. “No mês de abril, já dentro do calendário da Cidade Sul-Americana do Desporto, acontece o campeonato Sul-Americano de Vôlei de Praia, aqui na Ponta Negra”, conta.
A 4ª etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia aconteceu entre os dias 23 e 25 de fevereiro em Rancagua, no Chile. Duas duplas brasileiras alcançaram a semifinal do evento: Rafael/Johann e Natasha/Giulia. No entanto, ambas as equipes terminaram fora do pódio, na quarta colocação.
Os chilenos Esteban e Marco Grimalt foram campeões no masculino, enquanto as paraguaias Giuliana Poletti e Michelle Valiente ficaram com o ouro no feminino.
Cidade Sul-Americana do Desporto
No último sábado (24), aconteceu a 12ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas, primeiro evento como “Cidade Sul-Americana do Desporto”. A cerimônia de oficialização da capital amazonense com o título, chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aconteceu no último dia 22.
Na ocasião, Aurilex Moreira aproveitou a oportunidade para celebrar a escolha da Aces Europa de tornar Manaus a primeira cidade da região Norte do Brasil a receber a premiação.
“É motivo de muito orgulho, Manaus é uma grande metrópole e esse reconhecimento é fruto de muito trabalho. Durante todo o ano, será pregado para todos os cantos desta cidade a importância da atividade física e da prática esportiva na vida das pessoas. O esporte transforma, é uma ferramenta de transformação social e as pessoas precisam entender isso”, afirma.