Com a nova temporada da NFL em pleno andamento, os fãs ainda estão se adaptando a algumas mudanças no esporte.
Talvez a maior alteração dos últimos anos seja a nova regra dinâmica do kickoff, que foi introduzida na temporada passada e se tornou permanente antes desta campanha.
Embora a NFL esteja satisfeita com o novo formato e tenha evidências de que tornou o jogo mais seguro para os atletas, aparentemente nem todos estão confortáveis com a mudança.
Entre os principais críticos está o presidente Donald Trump, que publicou suas opiniões na rede social Truth Social nesta segunda-feira (15), pedindo que a NFL elimine essa regra “de aparência ridícula” e afirmando que ela é “no mínimo tão perigosa” quanto a versão antiga dos kickoffs, contrariando as estatísticas da liga.
Mas como os kickoffs mudaram e qual tem sido o resultado?
Entenda a nova regra
Sob as antigas regras, o time que chuta começava na linha de 35 jardas e tentava mandar a bola o mais longe possível para dar à sua defesa uma chance melhor de parar o ataque longe da end zone. Enquanto isso, o time que recebe tenta avançar a bola o máximo possível pelo campo.
Com duas equipes correndo uma em direção à outra em velocidade máxima, as colisões entre jogadores costumavam ser devastadoras.
A nova versão ainda mantém o chute inicial da linha de 35 jardas do time que chuta, mas agora todos os jogadores da equipe que chuta, exceto o próprio chutador, se alinham com pelo menos um pé na linha de 40 jardas do time que recebe.
Os jogadores também devem esperar para se movimentar até que a bola bata no chão ou seja tocada por um recebedor dentro da linha de 20 jardas.
Qualquer chute que seja recebido ou caia na zona de aterrissagem deve ser retornado, enquanto qualquer chute que caia antes da zona de aterrissagem será considerado touchback e posicionado na linha de 40 jardas do time que recebe.
Se um chute atingir a zona de aterrissagem e depois entrar na end zone, deve ser retornado ou controlado pela equipe que recebe.
Entre outras coisas, isso significa basicamente que os jogadores estão mais próximos uns dos outros e não colidem entre si com tanta velocidade.
Os kickoffs agora são mais seguros?
Em resumo, sim.
Os kickoffs têm sido historicamente uma das jogadas mais perigosas do jogo e tinham quatro vezes mais probabilidade de causar uma concussão do que uma jogada que envolvia corrida ou passe, segundo dados da NFL.
Desde a mudança no formato, a liga tem se mostrado animada com os resultados iniciais. Em janeiro, a NFL publicou dados da temporada 2024 que mostraram uma “diminuição significativa nas concussões”.
Como previsto, a nova regra reduziu a velocidade média dos jogadores, o que levou a uma menor taxa de concussões – uma queda de 43% em comparação com o período entre 2021 e 2023.
“Estamos satisfeitos em ver que o foco contínuo nessas lesões está dando resultado e, como sempre, usaremos esses dados sobre lesões para informar e fortalecer ainda mais nossa abordagem de prevenção e redução de lesões durante a offseason (descanso dos atletas)”, afirmou o especialista Allen Sills, diretor médico da NFL.
A NFL está mais emocionante?
Além de tornar o esporte mais seguro, a nova regra do chute inicial também tornou a jogada mais emocionante.
A NFL informou que as devoluções aumentaram 57% na temporada regular de 2024 e que houve sete touchdowns em devoluções de chute inicial, o maior número desde 2021.
No entanto, jogadores e equipes ainda estão se adaptando ao novo formato.
Na rodada de domingo (14), Kaleb Johnson, do Pittsburgh Steelers, foi o último jogador a cometer um erro, não conseguindo dominar a bola após ela cair na end zone, permitindo que o Seattle Seahawks marcasse um touchdown.
Mas embora ainda possa levar um tempo para que todos se acostumem com o novo formato, parece que a nova regra de chute inicial da NFL veio para ficar.