O presidente Donald Trump tentaria transferir partidas da Copa do Mundo de 2026 se considerasse que alguma das cidades dos Estados Unidos que planejam sediar o evento não é segura.
A próxima Copa do Mundo será organizada por EUA, Canadá e México, e acontece entre 11 de junho e 19 de julho.
Na última quinta-feira (25), Trump foi questionado por repórteres no Salão Oval especificamente sobre os jogos em Seattle e São Francisco.
“Bem, essa é uma pergunta interessante, mas vamos garantir que elas estejam seguras. (Seattle e São Francisco são) governadas por lunáticos radicais de esquerda que não sabem o que estão fazendo”, declarou ele.
Seis partidas estão programadas para serem disputadas no Lumen Field em Seattle, e seis no Levi’s Stadium em Santa Clara, Califórnia, a cerca de uma hora de São Francisco.
Os assuntos da Copa do Mundo são supervisionados pela Fifa, que determinou os locais dos jogos e seria responsável por quaisquer alterações. No entanto, Trump mantém uma relação de trabalho próxima com o presidente da entidade máxima, Gianni Infantino.
Donald Trump citou suas políticas como uma forma de tornar o país mais seguro antes da Copa. Ele enviou a Guarda Nacional a Washington, D.C. no mês passado para lidar com o que chamou de “emergência criminal” e, posteriormente, afirmou que a medida resultou em “nenhuma criminalidade” na capital do país.
“Como vocês provavelmente sabem, vamos para Memphis e para algumas outras cidades. Em breve, vamos para Chicago. Será seguro para a Copa do Mundo. Se eu achar que não é seguro, vamos para outra cidade, com certeza”, comentou Trump.
“Se eu achar que não é seguro, vamos tirá-lo daquela cidade. Então, se acharmos que alguma cidade será um pouco perigosa para a Copa, ou para a Olimpíada (de 2028), você sabe onde eles têm o direito de derrubar a Olimpíada, mas para a Copa do Mundo em particular, como eles estão sediando jogos em tantas cidades, não permitiremos. Vamos tirá-la um pouco de lugar. Mas espero que isso não aconteça.”
O sorteio da Copa do Mundo, que contará com 48 seleções, está marcado para 5 de dezembro na capital norte-americana.