A Copa Verde 2024 começa na Arena da Amazônia, nesta semana, para Amazonas e Manaus. Em busca do primeiro título da competição para o estado, os times entram em campo contra equipes de Tocantins, pela segunda rodada.
O primeiro amazonense a estrear na Copa Verde foi o Manauara, que poderia enfrentar o Manaus, mas perdeu para o Tocantinópolis. O Gavião do Norte recebe os adversários na terça-feira (5), às 20h.
Já na quarta-feira (6) é a vez da Onça-Pintada entrar em campo, também às 20h. O adversário vai ser o Capital, que venceu o São Raimundo (RR).
Também classificaram-se para a segunda fase da Copa Verde o Trem (AP), o Rio Branco (AC), o Porto Velho (RO), o Ceilândia (DF), o União (MT) e o Rio Branco (ES). Além dos times do Amazonas, os paraenses Remo e Paysandu e os goianos Vila Nova e Goiás também já começaram classificados, bem como o Cuiabá (MT) e o Brasiliense (DF).
Copa Verde
Torneio regional dos clubes do Centro-Oeste, Norte e do estado do Espírito Santo, a Copa Verde define os participantes por critérios pré-definidos: campeões estaduais das federações participantes em 2023, times mais bem posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e os com melhor classificação nas federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF).
Desde o início da competição, em 2014, nenhum time amazonense sequer chegou à final. O último campeão, em 2023, foi o Goiás. Esta é a 11ª edição do torneio, que promove ações em prol da sustentabilidade durante a realização.