Com mudanças sobre data Fifa, limite de estrangeiros e as polêmicas decisões do VAR, a Série A do Brasileirão 2024 está prevista para começar no dia 13 de abril. As novidades foram anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última terça-feira (5).
Pela primeira vez na história, os capitães dos 20 clubes da primeira divisão participaram do Conselho Técnico da competição. Outra novidade é a criação do Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro da competição.
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2024 será aberta no dia 13 de abril. O encerramento da competição está marcado para o dia 8 de dezembro.
Datas Fifa
Pela segunda vez na história, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data Fifa, ou seja, quando houver confronto entre seleções nacionais. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.
A CBF destaca que o pleito era uma reivindicação antiga dos clubes, que foi atendida pelo presidente Ednaldo Rodrigues no primeiro ano de gestão.
Decisões do VAR
Os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos do Campeonato Brasileiro. Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam.
A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da Fifa para implementar a medida e a novidade foi testada recentemente, na final da Supercopa Feminina 2024.
Troféu Roberto Dinamite
A partir desta edição, a CBF dará o nome do maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols) ao troféu de maior goleador de cada edição da competição. Roberto Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco.
No clube carioca, ele marcou 708 gols em 1.110 jogos, conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). O atacante faleceu em janeiro do ano passado e é homenageado na edição de 2024.
Estrangeiros e bola da competição
A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de sete atletas estrangeiros por clube.
A bola oficial do Brasileirão 2024 será a Nike Flight, que neste ano terá um novo desenho. Ela conta com tecnologia Nike Aerowsculpt, que utiliza ranhuras moldadas para cortar a circulação de ar na bola, proporcionando menos arrasto e uma trajetória mais estável. A tecnologia All Conditions Control acrescenta uma textura aderente em condições de tempo molhado e seco.