O aguardado duelo entre Novak Djokovic e Carlos Alcaraz no Australian Open está confirmado. No domingo, 19, ambos os tenistas venceram seus jogos e avançaram para fazer um confronto de peso nas quartas de final do primeiro Grand Slam do ano.
Maior vencedor em Melbourne com 10 títulos, Djoko deu mais um passo rumo ao 25º troféu de Major da carreira ao superar o tcheco Jiri Lehecka, cabeça de chave 24. O sérvio mostrou sua habitual frieza nos momentos decisivos da partida na Rod Laver Arena e levou a melhor em sets diretos com parciais de 6/3, 6/4 e 7/6 (4).
Já Alcaraz nem precisou ficar em quadra por muito tempo para garantir a classificação. O espanhol venceu os dois primeiros sets contra Jack Draper por 7/5 e 6/1 e logo depois o britânico desistiu do confronto. Ele vem sofrendo com uma lesão no quadril desde o ano passado.
Djokovic e Alcaraz já se enfrentaram sete vezes e o retrospecto é bastante equilibrado. O sérvio tem quatro vitórias contra três do espanhol. Considerando apenas Grand Slams, a vantagem é de Alcaraz, que conquistou dois títulos de Wimbledon diante do rival. O único triunfo de Djoko foi na semifinal de Roland Garros em 2023.
Zverev avança
Outro favorito ao título que também segue vivo na Austrália é Alexander Zverev. Em busca do seu primeiro título de Grand Slam da carreira, o alemão despachou o francês Ugo Humbert com parciais de 6/1, 2/6, 6/3 e 6/2. O número 2 do mundo vai enfrentar nas quartas de final o norte-americano Tommy Paul, cabeça de chave 12.