O último domingo (4) foi marcado por clássicos e, pela Supercopa Rei, o São Paulo conquistou o título que faltava em 94 anos de história, ao derrotar o Palmeiras nos pênaltis. Já pelo Campeonato Carioca, Flamengo e Vasco ficaram no 0 a 0.
O Tricolor, campeão da Copa do Brasil de 2023, empatou sem gols no tempo normal com o vencedor do último Campeonato Brasileiro. O duelo foi realizado no Mineirão, em Belo Horizonte. Ao contrário do que aconteceria se o jogo ocorresse em São Paulo, onde os clássicos têm somente a presença da torcida mandante, a final reuniu torcidas dos dois clubes.
A conquista, por 4 a 2 nas penalidades, aumentou a supremacia do São Paulo diante do Palmeiras em finais. Foi a 4ª vez que os rivais decidiram um título e a terceira com vitória do Tricolor. As duas anteriores foram nos Campeonatos Paulistas de 1992 e 2021. Considerando confrontos eliminatórios, o time do Morumbi obteve o 17º triunfo sobre o Verdão, em 22 encontros.
Foi, também, o primeiro título de Thiago Carpini. O técnico de 39 anos chegou ao São Paulo em janeiro, vindo do Juventude, como substituto de Dorival Júnior. Ele havia batido na trave no ano passado, quando atingiu a final do Paulistão comandando o Água Santa, perdendo justamente para o Palmeiras.
Clássico Carioca
Assim como na decisão do título da antiga Supercopa do Brasil, no “Clássico dos Milhões” o resultado foi um 0 a 0. Não por falta de oportunidades, uma vez que o zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, salvou um gol em cima da linha e Léo Jardim, do Vasco, defendeu pênalti no último minuto.
Apesar do jogo morno, neste que foi o primeiro clássico carioca em 2024, o clima foi de confusão nos entornos do Maracanã. A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro informou, na manhã desta segunda-feira (5), que 60 torcedores foram detidos por “atos análogos ao de vandalismo”.
Pelo menos oito torcedores do Vasco foram presos porque atiraram um artefato explosivo contra uma viatura do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe). O ataque foi no bairro Bonsucesso, na Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso à região central do Rio de Janeiro. Não houve feridos.
Em outro registro, um diretor da Torcida Jovem do Flamengo foi preso com uma arma de fogo. Ao fim do dia, policiais apreenderam dezenas de bastões de madeira, alguns com pregos na ponta, uma arma de fogo, diversos materiais explosivos e meias preenchidas com pedra.
Em um Fiat Palio estacionado nas proximidades da sede da torcida Força Jovem do Vasco, na Avenida Roberto Dinamite, no bairro Vasco da Gama, agentes do Bepe encontraram 13 bombas e uma caixa de morteiro. Na ação, um homem foi preso.