A 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) do Amazonas, sediada no Parque Multiuso Dr Eurípedes Ferreira Lins, celebrou um momento especial para os apreciadores do hipismo na região. Apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e organizada pela Federação Amazonense de Hipismo (FAHI), a competição do ranking amazonense reuniu cavaleiros e amazonas de diversas áreas do estado, sendo uma das atrações mais aguardadas do evento no último fim de semana.
O hipismo, esporte que desafia a habilidade dos participantes em percursos de salto em pistas fechadas, entregou momentos de tensão e emoção. Os vencedores receberam troféus e medalhas, valorizando a dedicação e o desempenho dos competidores.
Regido pela FAHI, entidade vinculada à Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o esporte equestre tem destaque mundial, sendo o único dessa categoria presente nas Olimpíadas. Com sete etapas no ranking amazonense, os competidores acumulam pontos ao longo do torneio, com a grande final ocorrendo na 45ª Expoagro.
O presidente da Federação Amazonense de Hipismo, Helano Pontes, destacou a importância do incentivo do governo para o esporte “o torneio está sendo excelente, o governo deu toda assistência desde a parte estrutural, com tenda, a criação de pista aliou-se a federação e trouxe a sétima etapa da edição de hipismo pra cá o governo tem nos incentivado não só agora, mas durante todo o ano. E a feira tá sensacional tem todo um suporte”, afirma.
A competidora e médica veterinária, Natalia Chaves, ressalta a importância do esporte para o desenvolvimento psicomotor, social e questão de liderança. “Este, foi um ano cheio de competições. A federação voltou à ativa e foi bem impulsionador para o hipismo daqui. Essa última etapa aqui na Expoagro é muito importante para divulgar mais o esporte, que traz benefícios para a gente e promove a interação com o animal”, destaca a competidora.
O apoio do Governo do Amazonas é fundamental, especialmente na estrutura e cuidados com a saúde dos animais por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), durante a Expoagro. Todos os animais passam por acompanhamento veterinário rigoroso, incluindo exames de saúde exigidos pela CBH.
O presidente da Confederação Amazonense, Helano Pazuelo, e o vice-presidente, Raoni Nogueira, juntamente com o secretário-geral Diego Sobrinho, lideram a organização do evento. Com regulamentos internos alinhados aos padrões internacionais, o hipismo se destaca como um esporte inclusivo, com categorias que vão desde a base até níveis nacionais, permitindo competidores de 4 a 76 anos de idade, consolidando-se como o esporte de maior longevidade no mundo.
*Com informações da assessoria