Após o acidente sofrido por Alex Albon nos momentos finais do primeiro treino livre para o GP da Austrália de Fórmula 1 (noite de quinta-feira no Brasil), a Williams avaliou o estrago e anunciou nesta sexta-feira, 22, que por falta de um terceiro chassi à disposição, Logan Sargeant vai ceder seu carro ao companheiro de equipe para o fim de semana em Melbourne.
A decisão tomada pela equipe de priorizar Albon – depois de danificar seu chassi, que será enviado à fábrica para reparos – levou em conta o desempenho do tailandês, visando o mundial de construtores e a necessidade de conquistar pontos.
Chefe da equipe britânica, James Vowles admitiu estar desapontado por ter que tirar Sargeant desta etapa.
“Embora Logan não deva sofrer com um erro que não cometeu, cada corrida conta quando o pelotão intermediário está mais apertado do que nunca, por isso tomamos a decisão com base em nosso melhor potencial para marcar pontos neste fim de semana”, explicou Vowles, que ainda agradeceu a Sargeant.
“Essa decisão não foi tomada levianamente e não podemos agradecer o suficiente a Logan por sua graciosa aceitação, demonstrando sua dedicação à equipe. Ele é um verdadeiro jogador de equipe. Este será um fim de semana difícil para a Williams e não nos colocaremos novamente nesta situação”, disse o dirigente.
Apesar de aceitar a situação, Sargeant não escondeu a decepção com o ocorrido.
“Este é o momento mais difícil de que me lembro na minha carreira, e não é absolutamente fácil. No entanto, estou completamente aqui pela equipe e continuarei a contribuir de todas as maneiras que puder neste fim de semana, para maximizar o que podemos fazer”, declarou o norte-americano.
O acidente que culminou nessa troca aconteceu nos 20 minutos finais do TL1. Albon perdeu o controle do carro na curva 6 e acabou batendo forte no muro. Diante da situação delicada, o tailandês não poupou elogios ao companheiro de Williams.
“Logan sempre foi um profissional e um piloto de equipe desde o primeiro dia, e isso não será fácil para ele aceitar. Neste momento, porém, não posso ficar pensando na situação e meu único trabalho agora é maximizar nosso potencial neste fim de semana e trabalhar com toda a equipe para garantir que faremos o melhor trabalho possível”, disse o piloto tailandês.