A Fórmula 1 apresentou na manhã desta quarta-feira (17) o protótipo dos carros que serão utilizados em 2026 e detalhou o novo regulamento técnico da categoria na próxima temporada.
No próximo ano, os bólidos terão novidades aerodinâmicas, de chassis e de motorização.
Mudanças aerodinâmicas e de chassis
As grandes novidades do novo regulamento estão relacionadas à aerodinâmica. Em 2026, os carros passarão a ter Aerodinâmica Ativa. Com isso, o Drag Reductions System (DRS) deixa de existir.
O mecanismo será substituído por asas dianteiras e traseiras móveis, que podem ser acionadas pelos pilotos manualmente em retas designadas ao longo de toda a volta.
As peças também serão simplificadas, ou seja, com menos aletas. As seções externas das asas dianteiras terão novas áreas potenciais de desenvolvimento.
Os assoalhos dos carros também sofrerão mudanças. No regulamento vigente entre 2022 e 2025, as peças eram voltadas para a geração do “efeito solo”, com túneis de venturi responsáveis por moldar o fluxo do ar embaixo dos bólidos.
No novo regulamento, as peças serão majoritariamente planas, com difusores de ar estendidos e maiores aberturas para a entrada do ar. Desta forma, haverá menos downforce e a exigência de uma altura maior para a rodagem dos bólidos. Assim, o pourposing (quicada do carro) será evitado.
Outras mudanças também serão notadas, são elas:
- Pneus mais estreitos
- Diminuição da distância entre-eixos, de 3600 mm para 3400 mm
- Redução da largura dos carros, de 2000 mm para 1900 mm
- Redução no peso dos carros em 30 kg
- Fim das aletas sobre os pneus dianteiros
- Barras de proteção do chassi reforçada e capaz de suportar 23% mais carga
Mudanças nos motores
Outra grande alteração se relaciona com as unidades de potência. Na regulamentação vigente entre 2022 e 2025, o motor à combustão, V6 de 1.6L, era o responsável pela maior parte da potência dos bólidos. A força motriz ainda era combinada com uma unidade elétrica (com dois componentes: MGU-K e MGU-H), responsável por gerar cerca de 120/kWhs de força ou 160 cavalos de potência.
A partir do próximo ano, o MGU-H deixará de ser utilizado. Sendo assim, os motores híbridos passarão a ser compostos pela unidade a combustão V6 unida a uma unidade elétrica, MGU-K. Esta unidade será responsável por gerar 350kWhs. Informações apontam que a divisão de força entre as unidades será 50/50.
Os carros também terão disponível o novo “Modo Ultrapassagem”, que pode ser acionado quando o piloto estiver a menos de um segundo de diferença do adversário à frente. O novo dispositivo dará acesso à energia extra do motor elétrico.
Além disso, o mecanismo pode ser combinado ao “Modo Boost”, que extrai potência da bateria do motor elétrico. Este só poderá ser acionado caso haja carga suficiente.
Outra novidade é a forma de gerenciamento de recarga da bateria. Pilotos e engenheiros poderão selecionar, ao longo da volta, se utilizarão a energia gerada pelo motor ou pelos freios para recarregar a bateria do motor elétrico. Para isso, as equipes contarão com um Energy Recovery System (ERS) ainda mais potente – que pode recarregar a bateria com o dobro de energia por volta.
Novos combustíveis
Mais uma novidade será apresentada pela Fórmula 1 em 2026: combustíveis sintéticos. Os novos combustíveis sustentáveis são produzidos a partir de captura de carbono, resíduos urbanos e biomassa não alimentar.
A ideia é que os carros emitam ainda menos carbono para a atmosfera, sem que o desempenho seja afetado.
Confira calendário da temporada 2026
- 1ª etapa: 6 a 8 de março – Melbourne, Austrália
- 2ª etapa: 13 a 15 de março – Xangai, China
- 3ª etapa: 27 a 29 de março – Suzuka, Japão
- 4ª etapa: 10 a 12 de abril – Sakhir, Bahrein
- 5ª etapa: 17 a 19 de abril – Jedá, Arábia Saudita
- 6ª etapa: 1º a 3 de maio – Miami, Estados Unidos
- 7ª etapa: 22 a 24 de maio – Montreal, Canadá
- 8ª etapa: 5 a 7 de junho – Mônaco, Mônaco
- 9ª etapa: 12 a 14 de junho – Barcelona, Espanha
- 10ª etapa: 26 a 28 de junho – Spielberg, Áustria
- 11ª etapa: 3 a 5 de julho – Silverstone, Grã-Bretanha
- 12ª etapa: 17 a 19 de julho – Spa-Francorchamps, Bélgica
- 13ª etapa: 24 a 26 de julho – Budapeste, Hungria
- 14ª etapa: 21 a 23 de agosto – Zandvoort, Holanda
- 15ª etapa: 4 a 6 de setembro – Monza, Itália
- 16ª etapa: 11 a 13 de setembro – Madri, Espanha
- 17ª etapa: 25 a 27 de setembro – Baku, Azerbaijão
- 18ª etapa: 9 a 11 de outubro – Cingapura, Cingapura
- 19ª etapa: 23 a 25 de outubro – Austin, Estados Unidos
- 20ª etapa: 30 de outubro a 1º de novembro – Cidade do México, México
- 21ª etapa: 6 a 8 de novembro – São Paulo, Brasil
- 22ª etapa: 19 a 21 de novembro – Las Vegas, Estados Unidos
- 23ª etapa: 27 a 29 de novembro – Lusail, Catar
- 24ª etapa: 4 a 6 de dezembro – Yas Marina, Abu Dhabi

