A Aston Martin confirmou recentemente a contratação do engenheiro Adrian Newey, que vai deixar a Red Bull após quase 20 anos. A ida dele para a equipe de Silverstone em 2025 pode gerar um efeito dominó para a chegada de Max Verstappen nos próximos anos.
O salário de Verstappen na Red Bull é muito grande, mas a Aston Martin planeja fazer um projeto para seduzir o tricampeão mundial, ainda mais se Fernando Alonso se aposentar nos próximos anos.
Verstappen e Newey possuem um respeito muito grande um pelo outro. Os títulos do holandês foram todos conquistados com carros projetos por Newey, que é considerado um dos maiores designers da história da Fórmula 1.
Além de Newey, Verstappen poderia encontrar outro antigo conhecido na Aston Martin: Dan Fallows, ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull, agora trabalha como diretor técnico da equipe de Silverstone. Há bastantes elementos em jogo para tentar trazer o tricampeão.
Leia mais: F1: projetista Adrian Newey é anunciado na Aston Martin
Leia mais: F1: Bearman substituirá Magnussen na Haas no Grande Prêmio do Azerbaijão
Leia mais: F1: Alonso diz que “é apenas questão de tempo para Bortoleto chegar à Fórmula 1”
A Aston Martin também conta com uma instalação de última geração, inaugurada no ano passado, que inclui um túnel de vento impecável. Tudo isso foi possível graças ao dinheiro, mas, acima de tudo, às ambições de Lawrence Stroll, dono da equipe, que tem demonstrado repetidamente que não vai economizar para formar sua equipe dos sonhos.
Atrair Verstappen parece ser um grande impulso para a Aston Martin, não apenas para a equipe de F1, mas também para a marca de carros esportivos e seus acionistas. Supondo que Alonso se aposentará da F1 nos próximos anos, há uma oportunidade para Verstappen assumir as responsabilidades de seu colega campeão mundial e ter a equipe moldada ao seu redor. Se for isso que Verstappen deseja, Stroll se encarregará de providenciar.
Outro fator importante pode ser a possibilidade de Verstappen se reunir com a Honda, que fornecerá as peças para a Aston Martin em 2026. Não é segredo que o piloto holandês tem grande apreço pela Honda, que o ajudou a conquistar seu primeiro título em 2021 e a montadora japonesa parece que está disposta a ajudar esse negócio a ser concretizado. Enquanto isso, Stroll vai continuar a desenvolver seu projeto de montar uma equipe de sucesso na F1.