A Audi, que entra de vez na Fórmula 1 em 2026, lançou nesta quarta (12) o conceito de seu primeiro carro na categoria, que vai ser usado na próxima temporada, com Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg como pilotos.
A pintura mistura prata, preto e vermelho, tons já famosos na identidade da empresa alemã, que adquiriu 100% da Sauber na Fórmula 1 no início de 2024 e vai terminar a tomada de controle da equipe no ano que vem.
“Nossa entrada na Fórmula 1 com o conceito do Audi R26 é um compromisso com o princípio que sempre nos guiou: nós corremos pelo progresso para além da linha de chegada”, afirmou a empresa em post no Instagram.
“Esse compromisso é construído sobre o legado de ícones da Audi Motorsport, desde o pioneiro Auto Union Tipo C até o revolucionário Audi RS Q e-tron”, completou o texto, mostrando modelos de carro ao longo da história.
Leia mais: F1: Lando Norris vence GP de São Paulo e abre vantagem na luta pelo título
O envolvimento da Audi com a Fórmula 1 começou em 2022, quando a empresa, parte do Grupo Volkswagen, anunciou que se juntaria à categoria como fornecedora de unidades de potência no novo regulamento, em 2026.
Eles optaram por fazer uma parceria com a Sauber e planejavam adquirir uma participação no grupo, mas os planos ficaram mais ambiciosos ao longo do tempo.
Quando a Audi já tinha adquirido 75% das ações, em março de 2024, a empresa alemã avançou para adquirir a equipe por completo.
De início, Andreas Seidl, ex-McLaren, tinha sido contratado como chefe de equipe, mas em julho de 2024 ele acabou deixando o projeto, ao lado do executivo Oliver Hoffmann, que supervisionava o projeto.
Pouco depois, em julho, o ex-Ferrari Mattia Binotto foi anunciado no cargo, seguindo até hoje na posição.

