Terminou a maior novela do mercado de pilotos da Fórmula 1 atualmente. No início desta semana, Carlos Sainz definiu seu futuro na categoria e assinou um contrato plurianual com a Williams.
O destino do piloto de 29 anos era muito especulado desde fevereiro, quando a Ferrari anunciou o acordo com Lewis Hamilton para 2025. O espanhol passou a ser apontado como alvo de várias equipes do grid como Mercedes, Red Bull e Audi, que vai assumir as operações da Sauber a partir de 2026. Porém, a Williams foi quem levou a melhor sobre a concorrência.
“Estou muito feliz em anunciar que estarei na Williams Racing a partir de 2025”, disse Sainz. “Não é segredo que o mercado de pilotos deste ano tem sido excepcionalmente complexo por vários motivos e que levei algum tempo para anunciar minha decisão.”
Leia mais: F1: Haas anuncia Ocon como parceiro de Bearman em 2025
Leia mais: F1: Russell é desclassificado e Hamilton herda vitória na Bélgica
“No entanto, estou totalmente confiante de que a Williams é o lugar certo para continuar minha jornada na F1 e estou extremamente orgulhoso de ingressar em uma equipe tão histórica e bem-sucedida, onde muitos dos meus heróis de infância pilotaram no passado e deixaram sua marca em nosso esporte”, acrescentou.
De acordo com Sainz, o desafio de recolocar a Williams entre as principais escuderias da categoria foi um dos fatores que contribuíram para o acerto.
“O objetivo de trazer a Williams de volta para onde ela pertence, na frente do grid, é um desafio que abraço com entusiasmo e positividade. Estou convencido de que esta equipe tem todos os ingredientes certos para fazer história novamente e, a partir de 1º de janeiro, darei o meu melhor para levar a Williams adiante ao lado de cada membro da equipe”, comentou.
Chefe do time inglês, James Vowles exaltou o talento e a experiência de Sainz e destacou a forte dupla montada ao lado de Alex Albon para os próximos anos.
“Carlos se juntando à Williams é uma forte declaração de intenções de ambas as partes. Ele demonstrou repetidamente que é um dos pilotos mais talentosos do grid, com pedigree vencedor de corridas, e isso ressalta a trajetória ascendente em que estamos. Carlos traz não apenas experiência e desempenho, mas também uma motivação feroz para extrair cada milissegundo da equipe e do carro; o ajuste é perfeito”, celebrou o dirigente.
“Com Alex [Albon] e Carlos, teremos uma das mais formidáveis escalações de pilotos do grid e com enorme experiência para nos guiar para os novos regulamentos em 2026. A crença deles na missão desta organização demonstra a magnitude do trabalho que está acontecendo nos bastidores”, finalizou Vowles.