A Alpine confirmou na manhã desta quarta-feira, 7, o que todos já esperavam: Franco Colapinto vai substituir Jack Doohan como companheiro de equipe de Pierre Gasly. A novidade é que o argentino foi confirmado apenas para as próximas cinco corridas do calendário da Fórmula 1 e não até o final da temporada, pelo menos por enquanto.
Colapinto vai assumir o cockpit da Alpine já na próxima etapa da F1, o GP da Emilia Romagna, cujas atividades começam a partir da sexta-feira, 16. O anúncio da promoção de Franco, que vinha atuando como piloto reserva do time, aconteceu um dia após o pedido de demissão de Oliver Oakes, ex-chefe da equipe. Consultor executivo da escuderia de Enstone, Flavio Briatore vai acumular as duas funções.
Além da Emilia Romagna, o piloto argentino também vai disputar as etapas de Mônaco e da Espanha, que completam a rodada tripla europeia, do Canadá e da Áustria. A permanência dele como titular da escuderia será avaliada após as cinco corridas.
“Primeiramente, quero agradecer à equipe por me dar a oportunidade de pilotar competitivamente nas próximas cinco corridas. Vou trabalhar duro com a equipe para me preparar para a próxima corrida em Ímola e para a próxima rodada tripla, que sem dúvida será intensa e um grande desafio para todos”, falou Colapinto.
“Eu me mantive focado e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para me atualizar rapidamente e dar o meu máximo para entregar os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre”, completou o piloto de 21 anos.
Leia mais: F1: Documentário da Netflix mostra bastidores da chegada de Antonelli na Mercedes
Leia mais: F1: Piastri comanda dobradinha da McLaren e vence GP de Miami; Bortoleto abandona
De acordo com o comunicado da Alpine, Doohan vai permanecer na equipe como piloto reserva, mas perda do posto de titular na equipe já era especulada há algumas semanas após as primeiras corridas da temporada, em que o australiano cometeu vários erros, sendo o último deles no GP de Miami, no último final de semana, quando abandonou logo na primeira volta após incidente com Liam Lawson, da Racing Bulls.
“Após analisarmos as primeiras corridas da temporada, decidimos colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco provas. Com o grid tão equilibrado este ano e um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição em que vemos a necessidade de rodar nossa formação. Também sabemos que a temporada de 2026 será importante para o time e que ter uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a decisão certa para maximizar nossas ambições no próximo ano”, explicou Briatore, figura polêmica e influente da F1.
“Continuamos apoiando Jack na equipe, pois ele tem atuado de forma muito profissional em sua função como piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções”, completou o dirigente.