Oscar Piastri venceu o GP da Holanda da Fórmula 1. Neste domingo (31), o piloto da McLaren que foi o pole-position da prova, conquistou mais uma importante vitória na luta pelo título da temporada. Com o resultado, o australiano abriu 34 pontos de vantagem no campeonato contra o companheiro de equipe, o britânico Lando Norris.
A corrida ficou marcada pelos abandonos do próprio Norris, e de Lewis Hamilton, da Ferrari.
Max Verstappen chegou na segunda posição. O francês Isack Hadjar, calouro da Red Bull, chegou em 3º lugar, fazendo seu primeiro pódio da carreira.

Como foi a corrida
Oscar Piastri, pole-position do GP da Holanda, disparou logo no momento da largada, mostrando que seria um forte competidor da prova. Lando Norris foi ultrapassado por Max Verstappen, perdendo a segunda posição.
O novato Isack Hadjar, da Red Bull, manteve o 4º lugar e seguiu entre os primeiros colocados.
O líder Piastri abriu mais de três segundos de vantagem para Verstappen, que contava com o apoio da torcida no circuito de Zandvoort.
Lando Norris, companheiro de Piastri na McLaren, conseguiu ultrapassar o holandês e assumir a vice-liderança. Mas na volta 65, quando lutava pelo título da corrida, o britânico teve um problema mecânico e abandonou a prova.
Outro problema inesperado aconteceu com Lewis Hamilton, da Ferrari. Na volta 24, o heptacampeão mundial bateu no muro da curva 3 e deixou a corrida.
Assim, o caminho ficou aberto para Oscar Piastri vencer o GP da Holanda, com Verstappen chegando em 2º lugar, com o calouro Isack Hadjar completando o pódio.
O australiano da McLaren é o líder do campeonato com 309 pontos.
Participação de Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto teve uma atuação discreta no GP da Holanda.
O piloto da Sauber chegou a ganhar três posições após um contato entre Sainz e Lawson, além do segundo pit stop de Alonso na volta 41.
No fim da corrida, o brasileiro chegou a figurar em 13º, mas ultrapassou a linha de chegada em 16º lugar.